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Evento realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) enfatizou a importância do setor empresarial começar a se envolver com o mundo virtual de forma mais intensa e profissional. “Hoje existem meios interessantíssimos em que o empresário não pode descartar em potencializar os clientes, tendo a Internet como a mais importante”, disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao apontar ferramentas como: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Instangram, Blip.fm, Pinterest, Foursquare, Flickr, Linkedin, Google+, Tumblr, Slideshare, Vimeo, Myspace entre outros, como locais interessantes de serem investidos do ponto de vista do comercio virtual. “São mais de 40 milhões de usuários brasileiros em que 86% são usuários ativos na Internet”, apontou o dirigente mariliense. O expositor do tema: Midias Sociais, Gustavo Carrer, consultor do Sebrae foi enfático em dizer que a comunicação nesta nova plataforma de trabalho tem que ser rápida, direta e multimídia. “A Internet permite maior seletividade dos alvos, bem como investimentos mínimos mais acessíveis”, disse ao alertar para a atenção constante que o lojista tem que ter neste meio e sempre propor respostas rápidas e assertivas. “Estamos falando de um público exigente, cativo e fiel se for bem atendido e se a loja apresentar sempre novidades”, completou o especialista. “Não se pode confundir página pessoal com a página da empresa”, alertou ao orientar os participantes do evento de que é preciso contratar pessoal especializado, pois o trabalho com as mídias sociais não é gratuito. “É preciso que haja planejamento em cada ação, com uma linguagem em todos os canais de comunicação e relacionamento”, falou. “Não se pode exagerar, pois se assim acontecer você acaba sendo bloqueado ou simplesmente ignorado”, ensinou. Para os participantes do encontro, dentro de quase 120 minutos, Gustavo Carrer mostrou e exemplificou como utilizar melhor as mídias sociais. Segundo ele é preciso patrocinar e promover o envolvimento da rede com causas sociais, bem como antecipar tendências de mercado, oferecendo dicas de uso e conservação do produto. “É preciso incentivar para que os consumidores postem fotos ou vídeos com os produtos comprados”, falou. “No ambiente virtual é interessante haver enquetes, compartilhar resultados, bem como oferecer brindes especiais, convite para lançamento e promoções exclusivas para quem está na Internet”, disse ao fazer uma série de sugestões. “É necessário que haja um relacionamento entre o consumidor da loja e do e-commerce a participarem da comunidade e vice-versa”, ensinou. Na opinião de Libânio Victor Nunes de Oliveira o tema é amplo, empolgante e bastante sugestivo. “Vamos promover mais encontros desta natureza, pois, o interesse foi grande e se trata de uma oportunidade de negócio das mais importantes para o setor comercial”, avaliou o dirigente ao agradecer o Escritório Regional do Sebrae pela oportunidade do encontro no auditória da Acim. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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