Título: Empresários conhecem programa de capacitação
 
Apresentação feita na Acim mostra a importância da preparação da equipe de vendas numa loja
 
Empresários da cidade de Marília estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), conhecendo detalhes sobre o Programa ACDesenvolve, que visa oferecer capacitação específica para os comerciários e comerciantes na área de gestão, marketing e vendas. “É um programa que mostra num curto espaço de tempo, noções específicas para a melhoria do desempenho da equipe de vendas de uma loja”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira que tem criado programas de capacitação em geral. “A capacitação tanto do comerciante, quanto do comerciário, são importantes para o desempenho da loja”, falou ao incluir os dois principais agentes de mudanças numa empresa. “Não adianta somente um lado mudar. É preciso que ambos mudem”, frisou.

Rafael Lopes, da Projecta Soluções e Negócios, parceira da Acim neste projeto, foi o responsável pelas explicações sobre detalhes do treinamento que é realizado na sede da Acim em dias alternados. “O foco está em ampliar a visão tanto do empregador como do empregado”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, que também considera importante oferecer conhecimento específico de forma rápida, prática e funcional. “Este programa tem como propósito reunir informações que venham a ajudar a equipe de vendas com custos mais leves e em pouco tempo”, comentou ao acreditar que o tempo e o valor do treinamento são as preocupações básicas do programa. “Procuramos ser rápidos e acessíveis”, disse ao verificar grupos de uma determinada empresa participando de forma coletiva.
De acordo com o presidente da Acim o Programa ACDesenvolve quer atrair empresas que capacitem os funcionários para um desempenho melhor nas vendas. “Não se trata de uma aula ou um curso extenso”, diferenciou. “São encontros de duas a três vezes por semana, no máximo em dois meses, quando o pessoal é despertado para uma série de pontos, considerados importantes no momento de um atendimento”, falou o dirigente que considera elevada a rotatividade das pessoas nas equipes de vendas no comércio em geral. “Por haver uma troca muito grande neste sentido, nem sempre a empresa tem condições de capacitá-los”, falou ao mostrar um dos objetivos do programa.

Temas como: Processos de Venda; O que é atendimento?; Como medir um bom atendimento?; Requisitos básicos para um bom atendimento; Porque os clientes mudam; Cliente Interno; Cliente Externo; Análise SWOT; Expectativa X Percepção; Comunicação verbal e não verbal; Paradigmas e suas conseqüências; Como convencer – persuasão; Vender serviços e não somente produtos; O que motiva as ações dos clientes; Maslow; Técnicas para a satisfação dos clientes; Cliente insatisfeito – o que pode fazer? e o Poder do cliente. “Normalmente os grupos são formados por: Vendedores, Atendentes, Balconistas, Gerentes de Vendas, Supervisores de Vendas e profissionais ou aspirantes ligados a processos de atendimento e vendas”, apontou José Augusto Gomes ao colocar a secretaria da Acim (14-3402-3301) a disposição para mais informações.

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