Título: Balanço do SCPC mostra estabilidade de comportamento
 
Carlos Francisco Bintecourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim
 
Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostram que o comportamento do consumidor em Marília está estabilizado quanto as compras pelo crediário. Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge, coordenador do serviço na associação comercial, o consumidor e os lojistas dão preferência pelas compras a vista ou através dos cartões de crédito, débito e benefícios, que não passam pelo sistema do SCPC da Acim. “Entre os meses de janeiro e fevereiro, principalmente o de fevereiro, houve pouca alteração”, disse o dirigente ao apontar os -1,02% de diferença entre os anos de 2013 e 2014 no mês de fevereiro, sendo menor o número de acesso neste ano. Foram 29.378 consultas realizadas em 2013 diante das 29.077 consultas realizadas este ano. “Foram 301 consultas a menos, o que mostra certa estabilidade”, falou.

No comparativo anual o índice cai para -6,8%, relacionando os meses de janeiro e fevereiro de 2014, num total de 64.008 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim em 2013, diante das 59.640 consultas realizadas somente nos dois primeiros meses deste ano. “Neste caso são 4.368 consultas de diferença, um número razoável, afinal, somente no mês de janeiro deste ano foram 11,7% menor do que o mês de janeiro do ano passado”, comparou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar os números estatísticos sobre as consultas de CPFs através do SCPC da Acim, principal ferramenta de consulta para a diminuição da inadimplência em geral no comércio. “Somente consultando o cadastro do cliente, através do número do CPF que é possível diminuir a inadimplência”, comentou o dirigente da Acim ao lembrar que os dados do SCPC mencionam apenas as vendas pelo crediário. “Isto não quer dizer volume de vendas, afinal, ao consultar o comerciante pode ou não efetuar a venda”, explicou.

As consultas sobre emissão de cheques também são monitoras pelo sistema. Em fevereiro foram realizadas 27.974 consultas sobre cheques emitidos, diante das 28.561 consultas realizadas no mesmo período do ano passado, com uma diferença de 587 consultas, somente sobre as condições do cheque emitido, perfazendo um índice de 2% de queda no mês. “O mês de fevereiro é sempre o mais diferente”, falou ao citar que o mês, além de ter poucos dias, existem épocas em que o Carnaval prejudica este monitoramento. “Neste caso não, porque o Carnaval em 2014 caiu no mês de março”, ressaltou Carlos Francisco Bintencourt Jorge ao verificar que no ano foram realizadas 58.298 consultas sobre a emissão de cheques, 6,42% menor do que nos dois primeiros meses de 2013 quando foram realizadas 62.303 consultas sobre os cheques no comércio das lojas da cidade de Marília.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial