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Diretoria e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), estão celebrando a recente conquista da manutenção da normatização internacional da ISO9001:2008, que é renovada anualmente. “Chegar até a ISO não é mais difícil”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira. “A manutenção é a exigência maior”, completou ao parabenizar os funcionários e diretoria pela conquista. “A renovação é uma conquista do coletivo, pois, todos os sistemas normatizados tem que funcionar”, disse ao conhecer a sistemática e estimular a formação de grupos para a normatização corporativa. “Uma necessidade que cedo ou tarde todas as empresas serão obrigadas a ter”, falou. Quando se trata de uma renovação um consultor passa um tempo acompanhando os sistemas de gestão normatizados. É feita a verificação, entrevista e constatação. “É uma consultoria rigorosa que chega a causar uma certa tensão entre os funcionários”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, ao lembrar que a Acim foi a primeira associação comercial paulista de médio porte a ser normatizada. “Talvez sejamos uma das primeiras do Brasil”, arriscou o dirigente que é totalmente favorável a este tipo de modelo de gestão. “Quando mais prático for o modelo, e de maior amplitude, em que todos podem acompanhar, mais transparente e melhor para a própria instituição”, falou o dirigente ao parabenizar todos os funcionários e diretoria pela nova conquista. Desde 2009 a entidade é normatiza. “No começo foi um pouco complicado, pois, foi preciso registrar as ações, reunir documentos e treinar o pessoal”, recordou José Augusto Gomes que recebe todos os anos a auditoria especializada para a manutenção da certificação ISO9001:2008. “O pessoal fica um pouco apreensivo, não por medo de haver algum erro, e sim pela expectativa do acerto”, disse o dirigente que admite ser um caminho sem volta. “Uma vez normatizada a entidade nunca mais poderá deixar de ser”, resumiu. A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em mais de uma centena de países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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