Título: ACE de Pompeia intensifica número de consultas ao SCPC
 
Marineves da Silva Barros Souza, presidente da ACE de Pompeia, fala sobre os números de consultas ao SCPC local
 
Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia mostra o crescimento no número de consultas ao banco de dados que orienta o lojista a conceder ou não crediário ao consumidor, baseado na condição cadastral do cliente. “Uma excelente ferramenta para se evitar golpes e diminuir a inadimplência”, disse a presidente da associação comercial local, Marineves da Silva Barros Souza, ao verificar os números dos nove primeiros meses deste ano, quando foram realizadas, até então, 20.560 consultas ao banco de dados do SCPC da ACE de Pompeia. “Não existe outra forma de se proteger do que a informação”, afirmou a dirigente.

Nos nove meses do ano, o mês de Julho foi o mês que mais houve consulta. Foram 2.426 CPFs verificados, seguidos do mês de Agosto (2.397), de Setembro (2.395) e de Janeiro (2.265) os meses que mais consultas foram realizadas pelos comerciantes associados da entidade. “O mês com menos acesso foi o de Abril, com 1.927 consultas”, disse a presidente da associação comercial ao enfatizar a importância da consulta. “Ao saber a condição cadastral do cliente, o comerciante pode decidir se cede ou não o crediário com mais segurança”, falou. “Naturalmente se houver restrição, já é um importante sinal de que o consumidor pode criar um problema em honrar os pagamentos”, argumentou a dirigente de Pompeia.

Outro ponto importante quanto a consulta é de que o sistema é nacionalizado. Isto quer dizer que um consumidor com pendências em uma das lojas de Pompeia, terá restrição de crédito em todo o território nacional. “E vice versa: se um consumidor de fora vier para Pompeia e tiver restrição cadastral, também não terá crédito por aqui”, disse a presidente que não enxerga outra ferramenta para se evitar a inadimplência, que se for de índices elevados pode fechar uma empresa. “Não é só consultar, e sim criar sistemas de proteção interna, com informações e referências bancárias, comerciais e pessoais do cliente”, frisou a dirigente pompeense.

No levantamento do SCPC da ACE de Pompeia nos últimos cinco anos, aponta queda no número de consultas. Em 2011, por exemplo, foram realizadas 31.695 consultas no ano; em 2012 foram 26.598 consultas e em 2013 foram 28.433 consultas efetivadas durante a temporada. Isto, segundo a presidente da associação comercial, se deve ao fato de que o consumidor vem mudando de comportamento efetuando as compras a vista ou através dos cartões de crédito, débito ou benefícios. “Normalmente se consulta o CPF do cliente, por causa de uma venda através de cheques ou por carnês”, comentou Marineves da Silva Barros Souza, ao apontar as consultas ao SCPC como inevitáveis nestes casos. “Até começo de outubro já tínhamos realizados mais de 20 mil consultas”, apontou a dirigente que acredita passar das 25 mil consultas em 2014. “Se não for menos será próxima das consultas realizadas em 2013”, prevê a presidente.

Para consultar os dados do SCPC da ACE de Pompeia, basta ser associado e seguir as normas de inclusão e exclusão de CPFs, ter acesso telefônico ou eletrônico. “A consulta é quase que imediata”, garante Marineves da Silva Barros Souza.

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