Título: Pela primeira vez cresce o número de consultas ao SCPC
 
Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, analisa dados do SCPC da Acim
 
O mês de novembro registra o primeiro índice positivo do ano no número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), atingindo o índice positivo de 2% no crescimento comparativo ao mês de novembro do ano passado. “A justificativa se deve em razão dos preparativos para o Natal”, acredita o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira, ao analisar os dados estatísticos monitorados mensalmente. “Deve-se também a uma maior preocupação do lojista ao vender”, acrescentou o dirigente ao observar a tendência da queda nas consultas anual que atingiu 6,24% até então.

Dos 11 meses deste ano somente novembro apontou crescimento. Os demais apresentaram queda no número das consultas, uma tendência mundial em razão da mudança do comportamento do consumidor que passou a efetuar as compras através dos cartões de crédito, débito e benefícios, além das vendas com pagamento a vista. “O movimento no número das consultas é considerado normal, apesar de que o lojista age de acordo com a prática do consumidor”, falou o presidente da Acim ao concordar com o número cada vez menor das vendas pelo crediário e principalmente através dos pagamentos através de cheques bancários. “As operadoras de cartões garantem o pagamento, sendo desnecessária a consulta ao SCPC”, justificou.

Nos meses deste ano foram realizadas 343.821 consultas realizadas em 2014, que registra uma queda de 6,24% nos 11 meses, uma vez que, em 2013 foram realizadas 366.708 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim. O mês de abril continua sendo o mês com menor número de consultas, com uma queda de 15,57%. Segundo Libânio Victor Nunes de Oliveira isto se deve em razão de que o mês de abril não conta com um apelo de vendas. “Nós desenvolvemos um trabalho entorno do aniversário da cidade, mas isso não é suficiente para atrair consumidores para as lojas da cidade”, afirmou o dirigente mariliense ao apontar o mês de fevereiro como sendo o de menor queda no número das consultas, com 1,02%. “A explicação está nas vendas de material escolar que são intensas nesse período”, frisou Libânio Victor Nunes de Oliveira.

Ao consultar o banco de dados do SCPC da Acim o lojista passa a contar com mais informações cadastrais do cliente, principalmente quanto ao crédito que tem no comércio, sobre as restrições bancárias ou qualquer outra pendencia no Brasil. “Nossas informações são nacionalizadas, o que quer dizer que uma vez com débito registrado no sistema, a restrição é em qualquer loja do território brasileiro que faça a consulta”, comentou o presidente da Acim ao lembrar que a consulta realizada também informa sobre cheques roubados, furtados, adulterados e sobre as últimas consultas realizadas sobre um único CPF. “Muitas vezes a consulta exagerada de um determinado CPF pode ser suspeito sobre ação de bandidos”, comentou o dirigente mariliense.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial