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Finalizado o ano de 2014, dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), apontam queda no número de consultas de apenas, 5,91%, que é considerado normal pela diretoria da entidade. “A queda é aguardada em virtude da mudança do comportamento na relação entre comerciante e consumidor, que passou a ser mais intensa com a utilização dos cartões de crédito, débito e benefícios”, disse o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira, que apesar da queda, considerou baixo o porcentual. “Em 2013 a queda foi de 9,28%; Em 2012 foi de 8,92%”, comparou o dirigente ao verificar as estatísticas do SCPC da Acim. Somente no mês de novembro não houve queda. Nos demais 11 meses de 2014 todos foram negativos, e a explicação parece óbvia para o dirigente da associação comercial. “Em novembro tanto o comerciante quanto o consumidor se preparam para as vendas de dezembro”, falou. “O comerciante passa a ter mais atenção no crediário e o consumidor passa a ter mais cuidados com o crédito próprio”, comentou o dirigente que aponta o mês de abril com (-)15,57% de queda no número de consultas ao SCPC da Acim por não haver nenhuma data comemorativa forte ou um apelo comercial forte que estimule comerciantes e consumidores a se preocuparem com o crediário. “O mês de abril é um dos meses do ano em que não existe um motivo forte que estimule o consumo”, lembrou. Durante a temporada de 2014 foram realizadas 382.015 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim contra os 406.000 realizados em 2013. O mês de dezembro, novamente, foi o mês com o maior número de consultas, com 39.194 consultas realizadas em 2014, certamente por causa das vendas de natal, o maior e mais importante período de vendas do comércio em geral. “No último mês de dezembro, tivemos 2,79% a menos de consultas do que em 2013”, ressaltou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao avaliar as estatísticas apresentadas, de acordo com acompanhamento mensal realizado pela diretoria da Acim. Para o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, a queda esperada se deve em razão de que as vendas pelos cartões de crédito, débito e benefícios, não passam pelo sistema de consultas do SCPC, que é nacionalizado e com o maior número de dados cadastrais do consumidor em geral. “Estamos passando por um período de transição em que as vendas pelo crediário estão diminuindo em razão dos cartões de crédito, débito e benefícios, o que não quer dizer sobre o volume de vendas no comércio mariliense, afinal, as vendas a vista ou pelos cartões aconteceram em grande intensidade”, explicou José Augusto Gomes. “Consultas ao SCPC da Acim nunca foi parâmetro para se medir a intensidade do volume de vendas em Marília”, enfatizou o dirigente que acredita numa inversão de valores. “Em breve vamos analisar o cadastro positivo do consumidor que já começou a ser avaliado por alguns lojistas e instituições financeiras”, lembrou. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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