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O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Libânio Victor Nunes de Oliveira, demonstrou preocupação com os feriados oficiais e os devidos prolongamentos, no sentido de prejudicar o movimento do comércio em geral. “Estão previstos vários feriados em 2016, com a ocorrência das chamadas “pontes”, nas quais os consumidores esticam os dias de descanso e agregam o feriado ao fim de semana”, ressaltou o dirigente em tom preocupante, pois, essas emendas, que acontecerão com maior frequência no primeiro semestre, podem ser prejudiciais ao varejo, já que muitos consumidores optam por viajar e se afastam dos grandes centros comerciais, dificultando a manutenção do ritmo de vendas. Na opinião do dirigente mariliense para que o varejo possa minimizar os efeitos dos feriados prolongados, é importante, desde já, planejar ações que poderão ser adotadas no decorrer do primeiro semestre do ano, a fim de obter um melhor resultado de vendas. “Um ponto positivo que poderá fazer um contraponto às baixas nas vendas na primeira metade do ano é o pagamento, por parte das empresas, das bonificações e da participação nos lucros”, arrisca Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Esses valores costumam ser apurados depois do encerramento do ano anterior e pagos no primeiro trimestre do ano seguinte, incentivando o consumo”, acredita. Ao observar o calendário, o mês de Janeiro apresenta o momento certo para realizar o balanço das vendas e elaborar o planejamento estratégico do ano, sendo importante definir as metas para 2016. Em janeiro, também são realizadas liquidações e promoções pelas grandes redes que atraem um grande fluxo de clientes para as lojas. Outro fator positivo é a volta às aulas, que estimula as compras de material escolar e aquece as vendas do segmento. Em Fevereiro tem o Carnaval, a maior festa popular do País, que será comemorado no dia 9. A data impulsiona as vendas dos segmentos de vestuário, alimentos, bebidas e turismo. O consumidor ainda estará bem endividado nesse mês, imagina o dirigente da Acim. Vendas parceladas e promocionais podem atrair esse perfil de cliente. Com a chegada da Páscoa, em Março, o segmento alimentício pode registrar aumento nas vendas. A comercialização de ovos de chocolate tem forte apelo, principalmente com o público infantil. Em Abril as liquidações de verão deverão tomar conta das vitrines do setor de vestuário, pois já será época de compra da nova coleção. O feriado de Tiradentes (21) será comemorado em uma quinta-feira, podendo ser mais uma ponte do fim de semana, totalizando quatro dias corridos. Em Maio é quando acontece a segunda data mais importante para o comércio – o Dia das Mães. A comemoração apresenta forte apelo emocional e o tíquete médio aumenta em relação ao Natal. A qualidade no atendimento é um diferencial, bem como a criação de condições acolhedoras no estabelecimento para o público masculino que irá às compras. Há ainda a aproximação do inverno. As coleções já estarão nas lojas e deve aumentar a procura por aquecedores e itens da coleção de vestuário que são, em geral, de preço bem mais elevado. No mês de Junho é comemorado o Dia dos Namorados, data que vem apresentando movimento forte, com tíquete médio semelhante ao do Dia das Mães. O setor de vestuário e calçados deve apresentar bom aquecimento nessa data. “Temos que fazer planejamento a médio prazo em razão das incertezas econômicas”, argumentou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar que de tempos em tempos surgem novidades de escândalos e corrupções que acabam influindo na economia em geral. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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