Título: Dirigente alerta para o uso correto da marca no Natal
 
Márcio Cavalca Medeiros, coordenador do Rotary na Imagem Pública, fala sobre o uso da marca no Natal
 

O Coordenador da Imagem Pública do Rotary, nas Zonas 22A e 23A do Brasil, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, faz um alerta a comunidade rotária nacional, sobre o uso correto das marcas dos Distritos, Clubes e Programas da organização mundial, neste período natalino. “Infelizmente é comum observar a colocação de gorrinhos, folhas, bolas coloridas, velas e outros objetos que remetem ao Natal, na marca dos distritos, clubes e programas”, falou ao verificar nos anos anteriores erros neste sentido. “Pode parecer simpático, mas é inadequado”, frisou ao fazer o alerta antecipadamente.

De acordo com o dirigente rotário o Guia de Identidade Visual do Rotary International, que apresenta a nova identidade visual da instituição mundial, é claro na página 17 na parte Logotipo – Área de Reserva e tamanho mínimo para impressão, que determina a área de reserva como forma de proteger a marca, sem qualquer “invasão”, quando define a “Área de reserva”, como sendo o espaço livre em volta da assinatura da Marca Mãe. Deve ser igual à altura do "R” maiúsculo da marca nominativa Rotary. “Isto quer dizer é preciso respeitar o entorno das marcas”, reforçou Márcio Cavalca Medeiros, que teve a oportunidade de visitar clubes e distritos, neste ano, expondo detalhes sobre o Guia de Identidade Visual da nova marca, que passou a ser utilizada no Mundo todo a partir de 2013.

A roda rotária (e não dentada ou dentiada) é encontrada na “Marca Mãe” ou na “Marca de Excelência”, que nunca deve aparecer sozinha e também, de acordo com o coordenador do Rotary, não elas podem receber adereços. “Na página 22 fica claro, dentre as melhores práticas, como devemos zelar pela marca”, apontou Márcio Cavalca Medeiros ao sugerir para que todo rotariano tenha em mãos o Guia de Identidade Visual do Rotary para defender o uso correto das marcas. “Somos uma organização única nos 219 Países onde estamos presentes”, defendeu. “Precisa ter uma mesma linguagem, uma única voz e identidade visual”, falou ao admitir que são muitos os detalhes que envolvem o uso correto das marcas dos distritos, clubes e programas. “Por isso é preciso ter o guia sempre em mãos”, repetiu o dirigente rotário nacional.

Diante dos diversos detalhes nas normas que estão sendo adotadas, o Coordenador do Rotary para as Zonas 22A e 23A do Brasil tem sugerido a promoção de fóruns, seminários, oficinas, encontros e treinamentos específicos neste sentido. “Existem regras específicas para ambientes digitais, produtos, panfletos, outdoors, pôsteres, áreas de enfoque, paletas de cores, sistemas de assinaturas e tantos outros detalhes que necessitam de tempo para explicações”, enfatizou Márcio Cavalca Medeiros, que é responsável por 25 distritos rotários no Brasil, e conta com uma equipe com mais quatro assistentes. A Zona 22B no Brasil conta com 13 distritos rotários e está sob a coordenação de Vera Canto Bertagnolli, associada do Rotary Club de Belém-Norte, no Distrito 4720 do Rotary International, para a Imagem Pública do Rotary, com outros três coordenadores assistentes.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial