Título: Carta Constitutiva ajuda na formação da marca
 
Explicação sobre a marca do Distrito, do Clube e dos programas rotários foi feita em clube rotário matutino
 

Com o objetivo de reforçar os principais detalhes na formação da marca do clube, do Distrito e dos programas humanitários, os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de São José do Rio Preto-Alvorada, no Distrito 4480 do Rotary International, promoveram em recente reunião matinal, exposição sobre a importância do nome correto do clube rotário para a criação da marca. “É importante que o associado saiba da existência dos detalhes quanto a constituição da marca do clube”, disse o presidente do clube rotário rio-pretense, André Paulo Portugal que convidou o coordenador da Imagem Pública do Rotary para as Zonas 22A e 23A do Brasil, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, para a apresentação das regras e normas da nova identidade visual do Rotary.

Durante aproximadamente 30 minutos foram apresentados detalhes sobre como criar a marca do clube, do Distrito e dos programas rotários utilizando o “Brand Center”, dentro do portal “My Rotary”, através do endereço eletrônico: www.rotary.org/pt. “Para isso o rotariano precisa ter “login” e senha já cadastrados”, falou Márcio Medeiros mostrando um “passo a passo” de como fazer. “Uma vez lá dentro do portal, o rotariano deve localizar o ícone “logo” e colocar na língua “portuguesa”, e preencher as lacunas”, falou. “E deve colocar o nome do clube igual ao que está escrito na Carta Constitutiva que o clube recebeu do Rotary International”, explicou ao comparar esta carta com a certidão de nascimento de uma pessoa. “Se estiver com hífen, deve respeitar”, acrescentou ao lembrar que nem todos os clubes contam com o hífen no nome.

As questões das palavras “club” e o artigo “de” normalmente existem em todos os clubes constituídos. “Mas existem clubes diferenciados, de acordo com a idade, pois, antigamente eram outras as regras”, comentou. “Uma vez escrito na carta de constituição o nome do clube, deve ser utilizado sempre para todos os fins”, frisou o coordenador brasileiro da Imagem Pública para as Zonas 22A e 23A do Rotary International. “Neste caso não podemos alterar em nada”, reforçou ao sugerir aos clubes que por alguma razão perderam a carta constitutiva do clube, que solicitem uma segunda via ao Governador Distrital do Rotary ou ao Escritório do Rotary International no Brasil.

Outro detalhe apresentado pelo convidado foi quanto ao tamanho do nome do clube. “Muitas vezes o nome é logo e é possível utilizar até três linhas dentro da marca”, explicou Márcio Medeiros enfatizando que não se deve abreviar e nem alterar o nome do clube por estética. “Quanto menos comprido for a marca, melhor para a utilização”, disse ao sugerir sempre duas linhas se possível. “O visual fica melhor”, completou ao mostrar a importância da área de reserva, as fontes corretas, o tamanho padrão, o alinhamento diferenciado e a proporcionalidade. “São muitos os detalhes, por isso a importância de se ter em mãos o Guia de Identidade Visual que se encontra no portal”, comentou o rotariano que tem visitado clubes e distritos pelo Brasil explicando os detalhes existentes e necessários quanto a nova identidade visual do clube.

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