Título: Pátria, Amor-Exigente e Cidadania
 
Na “Copa do Mundo”, enfeitamos nossa casa, nossa rua, empunhamos a bandeira e torcemos feito loucos pela vitória do futebol brasileiro.
Em setembro, comemoramos o dia de nossa Pátria com manifestações de respeito, alegria e compromisso com nosso belo Brasil e sua gente.
Nos grupos de Amor-Exigente (AE), o que fazemos é entrar em ação para nos libertar do mal. Em nosso país, o mal é feito pela incompetência, incoerência, corrupção, falta de compromisso e violência em todos os níveis da vida pública e/ou social brasileira.

Voluntários de AE, aprendemos que “campanhas sem continuidade” e “atitudes isoladas” não são suficientes para solucionar os problemas que nos ameaçam.

Então, precisamos de parceiros.

Sensibilizar pessoas de modo a provocar vontade política, social, comunitária e, sobretudo, motivar e provocar a união da escola e da família para buscarem seriamente os caminhos que trazem qualidade de vida; fazendo prevenção ao uso nocivo de substâncias psicoativas e trazendo solução ao processo atual de nossa sociedade tão desproporcional quanto à escolaridade, ao desemprego, a pobreza. E isso nos diz respeito sim. Somos cidadãos conscientes, responsáveis, querendo governantes justos, competentes e confiáveis, que garantam os direitos de todos; todos sem exceção. Direito de ir e vir, de poder sair de casa, de freqüentar praças, ruas, calçadas, ônibus e carros sem sermos atacados, roubados, violentados.

E não nos esqueçamos: isso depende de cada um de nós, e nossas escolhas elegendo os candidatos certos para dirigir o país e fazendo nosso papel, assumindo nossa parte.
Com orgulho, sabemos que somos o país do futebol, do carnaval e da mistura alegre e cordial entre todas as raças.

Enfrentamos problemas gravíssimos que constituem a cruel realidade de nosso tempo, sem perder a esperança.

Somos um povo, temente a Deus, querendo viver em paz, sendo tolerantes com as coisas que não podemos modificar e cheios de coragem para modificar e melhorar aquelas que podemos.

Acreditamos no Brasil.
Acreditamos, ativamente, na vitória da Esperança!
Contem conosco,
Contamos com vocês também.

Mara Sílvia Carvalho de Menezes é presidente da Febrae (Federação Brasileira de Amor-Exigente)