Título: Rotary em Marília colabora com a Recreação e Vacinação
 
Reuniões com o grupo da Força Tarefa contra a paralisia infantil aconteceram na sede da associação comercial semanalmente
 
Os rotarianos dos oito clubes existentes na cidade de Marília, no Distrito 4510 do Rotary International, vão colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde, no “Dia de recreação e vacinação”, que acontecerá neste sábado, dia 22, das 8 às 13 horas, na unidade do Sest/Senat, na Zona Sul da cidade, quando espera-se colocar em dia a carteira de vacinação de centenas de crianças, principalmente contra a paralisia infantil. “A proposta é atrair crianças e adultos até a unidade do Sest/Senat e efetuar a vacinação”, disse o policial militar Marcos Antônio Ribeiro Farto, presidente do Rotary Club de Marília-Coroados. “Esta colaboração faz parte de nossa atividade, quanto ao Dia Mundial contra a Pólio, celebrada mundialmente no dia 24 de outubro”, comentou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro.

Na unidade do Sest/Senat, localizada na Rua Dr. Durval de Menezes, 1901, no bairro Nova Marília, a proposta é atrair crianças que residem no conjunto habitacional do CDHU daquela região, bem como as que moram nos Bairros Nova Marília 3 e 4, Altos do Nova Marília e ainda o Bairro da Alimentação. “Estamos falando de milhares de crianças”, disse Juliana Carvalho Bortoleto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde, ao participar de encontro promovido pelos rotarianos. “Para que as crianças possam se divertir, terão que apresentar a carteira de vacinação em dia”, explicou o corretor de seguros José Henrique Gramolin Garcia, o Nino, associado ao Rotary Club de Marília-Leste, que tem participado dos encontros semanais realizados pelo grupo rotário que faz parte da “Força Tarefa contra a paralisia infantil em Marília”.

Existirá no período das 8 às 13 horas uma série de atrativos para as crianças que foram informadas pela rede municipal de ensino, nas escolas municipais da região, sobre a programação da atividade que será gratuita, e haverá uma equipe móvel de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde vacinando as crianças e os adultos. “Será a nossa última atividade para nos aproximar dos 95% do índice vacinal necessário em Marília”, explicou a cirurgiã-dentista Helenice Ribeiro Estevam, associada ao Rotary Club de Marília-Coroados, que tem participados dos encontros de planejamento semanalmente e lembrar dos 80% já conseguidos. “Os pais devem levar as carteiras de vacinação, mas se não encontrarem, com os dados dos responsáveis conseguiremos cadastrar as crianças, da mesma forma”, explicou a advogada Maricler Botelho de Oliveira, associada ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, que também faz parte do grupo da “Força Tarefa contra a paralisia infantil em Marília”, formada pelos rotarianos dos oito clubes da cidade.

DIA MUNDIAL CONTRA A PARALISIA INFANTIL - Em 1994, a região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio. Essa conquista dos anos 1990 é relevante neste momento em que há apenas dois países – Paquistão e Afeganistão – onde o poliovírus selvagem ainda circula. Hoje, apenas um dos três tipos de poliovírus selvagem permanece ativo, e o mundo está pronto para dizer adeus à poliomielite. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP). Até que a poliomielite seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, entre outras medidas.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao