Título: Reunião na OAB inicia discussão sobre cobrança
 
Reunião na OAB deu início a uma campanha entre profissionais liberais e a comunidade
 
Estiveram reunidos na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, representantes de classe como de: arquitetos, engenheiros, agrônomos, veterinários, odontologia, publicitária e advogados, quando pela primeira vez iniciaram uma discussão que já vem sendo debatida entre os arquitetos, através do Instituto dos Arquitos do Brasil (IAB), e advogados, pela própria OAB, sobre a cobrança de consulta profissional. “É um ato legal, em que o profissional e os clientes têem os seus respectivos direitos”, disse Luis Carlos Pfeifer, que já iniciou movimento neste sentido entre os profissionais do Direito.

Segundo o presidente da OAB de Marília é preciso que cada representante de classe verifique dentro dos estatutos e das leis regulamentares da cada profissão, como é definida a forma de cobrança. “Cada categoria profissional tem uma particularidade”, disse o advogado. “Cada cidade vive uma realidade”, frisou Cristina Bondezan, presidente do IAB de Marília. “Não adianta queremos adotar valores nacionais, se em Marília a realidade é outra”, ressaltou a arquiteta que também já desenvolve este trabalho de conscientização profissional por parte dos associados do IAB mariliense.

Para a presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Marília, Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, é de fundamental importância que seja feito um trabalho de abordagem ao cliente. “É preciso preparar muito bem as secretárias e secretários de consultórios, escritórios e tudo mais”, lembrou. “De nada adianta o profissional estar consciente se a comunidade em geral não estiver”, frisou Gláucia Raful Sacomani, dentista e representante da Associação Paulista de Cirurgiões e Dentistas de Marília. “É preciso desenvolver um trabalho com os profissionais e com a comunidade simultaneamente”, ressaltou Fábio Silva Stevanato, médico veterinário da Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Marília.

Ficou decidido que cada representante de classe irá desenvolver um trabalho específico entre seus associados, e que na seqüência uma campanha única voltada para a comunidade será iniciada entre os participantes. “Vamos mostrar que a qualidade do serviço é boa, quando existe o reconhecimento profissional”, disse o publicitário Marcelo Pelúcio, representante da Associação Paulista dos Publicitários (APP). “O cliente tem direitos quando paga, enquanto que o profissional tem deveres quando é pago”, frisou Luis Carlos Pfeifer.