Título: Crescem reclamações de fraudes na Web
 
Os roubos de identidade, prática de estourar cartões de crédito e criar dívidas em nome de alguém, estão no topo da lista feita pela Federal Trade Commission, responsáveis por 43% das 380 mil reclamações registradas pela agência e outras organizações de proteção ao consumidor. As informações são da ZDNet.com.

Os golpistas atraíram um número maior de vítimas pela Internet, se baseando em sites e e-mail não desejado para realizar seus esquemas em vez dos meios clássicos, telefone e correio.

Segundo o chefe do escritório de proteção ao consumidor do FTC, Howard Beales, os internautas consumidores precisam ter certeza de que estão lidando com um vendedor legítimo antes de dar números preciosos de cartão de crédito ou outras informações importantes.

De acordo com o FTC, 47% das reclamações de fraude que não estavam ligadas a roubo de identidades, são relacionadas à Internet. As fraudes em leilões online foram as fontes mais comuns de reclamações, seguidas por lojas virtuais que não entregaram o produto prometido.

No total, os consumidores registraram perdas de mais de US$ 343 milhões em 2002 ligadas a fraudes, grande aumento em relação ao ano anterior.

Colaboração de Guilherme Mendonça, gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília