Título: Vendas de software no Brasil caíram 5% em 2002
 
O mercado brasileiro de software faturou em 2002 cerca de US$ 1,64 bilhão, 4,7% menos que no ano anterior. O setor foi atingido por alta do dólar e incertezas econômicas geradas com as eleições e a possibilidade de guerra no Iraque.

Apesar do desempenho fraco, a empresa de pesquisa IDC Brasil, autora de estudo sobre mercado nacional de software, acredita que o setor pode dar a volta por cima este ano, gerando resultados positivos, após o fim das incertezas eleitorais e de conflitos no Oriente Médio. A companhia não divulgou dados objetivos sobre a perspectiva de desempenho do setor para este ano.

O resultado no ano passado revelou que o segmento detém uma fatia de 16% no mercado total de Tecnologia de Informação no país. Dentre os segmentos que se destacaram em 2002, os softwares de segurança, servidores de aplicação, gerenciamento de sistemas e armazenamento de dados foram os que apresentaram melhores desempenhos em termos de crescimento em dólar. A afirmação é do analista do IDC, Bruno Rossi, responsável pelo levantamento.

“Os setores público, financeiro e telecomunicações, grandes consumidores de softwares, seguiram o ritmo e não diminuíram suas aquisições, tendo sido acompanhados de perto pela área de manufatura”, afirmou o analista em comunicado.

Colaboração de Guilherme Mendonça, gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília