Título: Comércio fica aberto até às 22 horas
 
José Augusto Gomes não acredita em elevação no volume de vendas no Dia dos Namorados
 
As lojas do comércio da cidade de Marília ficam abertas nesta quarta-feira, dia 11, das 9 às 22 horas, visando às comemorações do Dia dos Namorados, de quinta-feira, dia 12 de junho. Segundo o diretor administrativo da Associação Comercial e Industrial de Marília, José Augusto Gomes, a data é considerada pelos comerciantes, como o terceiro melhor momento de vendas, perdendo apenas para o Natal, em dezembro, e o Dia das Mães, em maio. “Assim sendo o comércio mariliense está preparado para receber os consumidores de Marília e região”, garante o dirigente que acredita na procura por pequenos presentes.

Visando atender as medidas legais, a Associação Comercial e Industrial de Marília está disponibilizando no site da entidade (www.acim.org.br) toda a orientação e documentação necessária para que comerciantes e comerciários regularizem as situações trabalhistas. Pela Internet é possível os comerciantes imprimirem os documentos necessários, efetuarem os preenchimentos básicos e regularizarem a situação. “É só acessar o site da Acim, fazer doawnload no ícone Jurídico e imprimir os documentos”, frisou ao lembrar da importância do acordo prévio entre comerciantes e comerciários.

Mesmo estando regulamentado por lei a abertura do comércio mariliense em datas específicas, José Augusto Gomes sugere que o comerciante não deixe de se manter regularizado seja através do Banco de Horas ou do pagamento de horas êxtras. Visando evitar transtornos, o Calendário de Abertura do Comércio e Marília foi distribuído a todos os comerciantes de Marília no começo do ano para que o comerciante possa se programar quanto a utilização dos funcionários em datas comemorativas.

O dia 11 de junho é o segundo dia do ano em que as lojas do comércio de Marília ficam abertas das 9 ás 22 horas. A primeira em 2003 foi dia 8 de maio, dia que antecedeu as comemorações do Dia das Mães. Após o Dia dos Namorados, mais três vezes o comércio de Marília terá abertura em horário especial, sem contar o mês de dezembro em que as lojas estarão abertas a partir do dia oito. Depois de junho será em agosto, dia oito, sexta-feira, antecedendo o dia dos Pais e no dia 12 de setembro, sexta-feira, referente às comemorações da Semana do Consumidor, além do dia dez de outubro, sexta-feira, que antecede a comemoração do Dia da Criança. Nestes dias as lojas abrem das 9 às 22 horas.

EXPECTATIVA – Para o diretor da Acim os comerciantes marilienses estão esperando manter o mesmo volume de vendas do ano passado, o que será considerado positivo. Segundo ele, em razão dos juros elevados, da baixa do poder aquisitivo da população e principalmente a elevada carga tributária, são motivos que inibem qualquer expectativa de elevação no volume de vendas para este ano. “A criatividade do comerciante fará a diferença”, frisou.