Título: Empresários acompanham palestra na Acim
 
Carmem Namura, mostra situações favoráveis das empresas envolvidas no Programa Empreender
 
Mais de cem empresários marilienses acompanharam no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), palestra sobre o Programa Empreender, numa iniciativa da entidade comercial mariliense ao lado da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e do Escritório Regional do Sebrae em Marília. A consultora de Empresas e de Pessoas, Carmem Namura, foi a responsável pela apresentação do programa, chamando a atenção de todos, com dados positivos sobre o empreendedorismo no Brasil. “O programa visa estabilizar os órgãos públicos, a comunidade em geral e as instituições financeiras”, falou a palestrante.

O Programa Empreender já tem mais de dez anos de atividade no Brasil. Começou na região sul do País, e hoje é praticado em 116 cidades do Estado de São Paulo, sendo sete na região de Marília como: Assis, Marília, Tupã, Pompéia, Garça, Bastos e Paraguaçu Paulista. “Até o final do ano o programa será colocado em prática em mais 80 cidades”, disse a consultora ao frisar que o programa vem sendo praticado em 18 estados brasileiros e mais seis associações comerciais paulistas estão aderindo ao programa nos próximos dias.

Diante da apresentação de Carmem Namura, os empresários de Marília souberam que o programa visa descobrir problemas e dificuldades dos setores produtivos, buscar soluções coletivas e definir metas tangíveis. “Queremos promover o associativismo que é a solução para a maioria dos empresários do Brasil”, falou a especialista que conduziu a apresentação em pouco mais de duas horas, no auditório lotado da Acim. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade mariliense e do Brasil”, acrescentou a consultora que vem visitando as cidades paulistas, demonstrando o programa que já reúne em Marília cinco núcleos: confecção, panificação, hotelaria, caçambas e materiais de construção. Esses núcleos estão se reunindo na sede da Acim semanalmente. “Vamos chegar a 15 núcleos em dois anos”, anunciou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim.

RESULTADOS POSITIVOS – Segundo Carmem Namura o Programa Empreender elevou a mão de obra dos empregados em 30%; reduziu o índice de mortalidade das empresas, além dos custos de matéria prima, bem como fez crescer a produtividade das empresas e o faturamento delas, fortalecendo a influência dos empreendedores dentro da comunidade. “Este programa só tem mostrado pontos positivos, até hoje”, disse entusiasmada a consultora de empresas. “Quem quiser participar dos núcleos de Marília é só entrar em contato com Acim”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da entidade mariliense.