Título: Acim e Unimar iniciam pesquisa de desenvolvimento
 
Sérgio Lopes Sobrinho inicia realização do PDC 2 no comércio de Marília
 
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e a Universidade de Marília (Unimar), iniciam no próximo mês uma pesquisa junto aos estabelecimentos comerciais da cidade, visando a segunda edição do Plano de Desenvolvimento Comercial (PDC), que foi realizado no ano 2000, quando foi conseguido um diagnóstico sócio-econômico para ações desenvolvimentistas na área comercial mariliense, para aquela época. “Para esta segunda edição, vamos procurar retratar o comércio de hoje de forma atualizada”, disse o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, que esteve reunido com os professores: Cláudio Natal Jarreta e Mariza Lívia Brançam de Freitas, da Faculdade de Ciências Humanas da Unimar, para tratar do assunto.

O PDC 2 deverá envolver aproximadamente mil alunos universitários que serão divididos em 14 grupos, em que cada um deles irá abordar comerciantes em regiões distintas da cidade. “É um processo demorado”, disse Mariza Lívia Brançam de Freitas, que participou da elaboração do PDC 1. Os universitários irão captar os dados nos finais de semana, principalmente quando houver abertura das lojas em horário especial. “A área central da cidade deverá ser feita durante a semana”, comentou Cláudio Natal Jarretta, ao explicar ao presidente da Acim as formas de conduta para a pesquisa.

Uma reunião entre o presidente Sérgio Lopes Sobrinho e a diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Unimar, Claudia Pereira de Pádua Sabia deverá acontecer em breve para a formalização da parceria, que deverá envolver a Polícia Militar, Emdurb, Secretaria Municipal da Indústria e Comercial, Sebrae, Jucesp e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “Será um trabalho que envolverá uma logística bem elaborada para otimização de tempo e serviço”, ressaltou Sérgio Lopes Sobrinho que fez questão de esclarecer de não se tratar de qualquer tipo de fiscalização. “As perguntas serão específicas e queremos saber o que é o comércio de Marília hoje”, disse ao tranqüilizar os comerciantes que serão abordados, e ainda, solicitar a compreensão deles no momento de responder as perguntas pelos alunos da Unimar.

O questionário a ser utilizado ainda não está definido, o que será discutido em reunião com os demais parceiros. “Precisamos saber, por exemplo, quais são os principais bens de consumo e de venda do comércio de Marília, bem como a quantidade de estabelecimentos formais e informais na cidade”, ressaltou Taicir Khalil, presidente do SCPC da Acim, e um dos coordenadores da pesquisa.