Título: Mais de 500 pessoas já se inscreveram antecipadamente
 
Sérgio Nunes, do Secex e Sérgio Lopes Sobrinho, da Acim
 
Mais de 500 pessoas já se inscreveram antecipadamente, via Internet, para a participação na 59º Encomex – Encontros de Comércio Exterior, que será realizado dia três de julho, sexta-feira, nas dependências do Sun valley Park Hotel das 8 ás 18 horas. Foram 532 inscrições já realizadas pelo site da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim). “Através da Internet não será mais possível fazer a inscrição, até ao meio dia de quarta-feira”, explicou José Augusto Gomes, diretor administrativo da Acim e um dos responsáveis pelas inscrições on line.

A partir de hoje (02) as pessoas interessadas em fazer a inscrição devem procurar informações através do 0 14 423.6933. “É que a partir de hoje não será possível preparar o material necessário para aqueles que se inscreverem até o evento”, disse José Augusto Gomes, ao acrescentar que aqueles que se inscreveram pela Internet ou pelo 0 800, receberão o material preparado, no dia do evento.
Marília foi o município que mais inscrição foram feitas. São 301 inscrições, o que equivale a 57% do total. Com apenas 8% de inscritos, a cidade de Assis foi a segunda colocada com 43 inscrições, vindo Bauru em terceiro lugar com 29 inscrições, o que equivale a 5% do total de 532 inscrições antecipadas. Existem inscrições de pessoas do Paraná, Distrito Federal e Goiânia. Dos inscritos, 22% são de setores não produtivos, o que equivale à dizer que são de instituições e entidades ligadas ao Comércio Exterior, enquanto que 46% das pessoas registradas são ligadas ao segmento industrial e comercial. Marília, por ser uma força na área alimentícia, atraiu 12% das inscrições, ou seja, 62 registros. Houve inscrição dos setores de: máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, artesanato, agricultura, bebidas, móveis, couro e calçados, entre outros.

Segundo o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, nesses encontros, os participantes têm acesso a informações de relevância sobre a estrutura, do funcionamento e das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação (como linhas de financiamento do Proex, dados estatísticos, dentre outros). “São oportunidades de negócios com o exterior, além de normas e ações na área de defesa comercial e de orientação em matéria de negociações internacionais”, disse o dirigente que espera algo de 800 inscrições até o dia do evento.