Título: Número de consultas cresce 6,31% em 2003
 
Taicir Khalil acredita num aumento da conscientização de comerciante em se precaver contra calotes
 
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília, cresceu 6,31% segundo o relatório apresentado ontem na entidade, durante os seis primeiros meses do ano. Na opinião do presidente do órgão de consulta, Taicir Khalil, os números já eram esperados, pois a entidade vem crescendo e o número de lojas que adota a consulta prévia, antes de efetuar uma venda, também é crescente. “Na verdade a cada dia que passa as pessoas estão tomando mais cuidados para que o prejuízo não seja maior mês a mês”, opinou o dirigente.

Segundo o relatório mensal do SCPC, em junho foram realizadas 80.120 consultas, sendo o segundo melhor mês do ano em volume de serviço, perdendo apenas para o mês de maio que atingiu 89.984 consultas. “Mas devemos levar em consideração que maio é o segundo melhor mês do ano para o comércio”, lembrou Taicir Khalil ao se referir ao Dia das Mães. Por outro lado, junho é o mês em que se comemora o Dia dos Namorados, considerado o terceiro melhor mês do ano em expectativa de vendas. “Os números confirmam isto”, frisa o presidente do SCPC.

Na comparação com o mês de junho do ano passado, quando foram realizadas 70.342 consultas, houve um crescimento de 13,90%, o que também é considerado normal, segundo Taicir Khalil, em razão do crescimento da Acim, que vem aumentando o número de sócios e a credibilidade que o sistema vem tendo, junto ao comerciante. “Tem também o aspecto de mais gente nas lojas, mas isto é difícil de ser mensurado”, explicou o dirigente que tem esses números como parâmetros para estudar o comportamento do consumidor nas lojas da cidade.

O fato do sistema do SCPC ser nacionalizado, ou seja, todas as informações cadastrais estão ligadas aos demais sistemas de proteção ao crédito no País, também estimulam o comerciante a consultar sempre, ao receber um cheque ou abrir um crediário. “Os números mostram também, uma conscientização maior por parte do comerciante mariliense”, disse satisfeito com os números apresentados. “Se estes números apontam comportamento de lojistas e consumidores, podemos dizer que é possível apontar o índice de inadimplência no comércio de Marília”, falou ao acreditar que em junho deste ano, este índice chegou a 2,74% em relação ao número de pessoas que foi incluída ao SCPC, daqueles que saíram da lista.