Título: Acim mantém assessoria para comerciantes
 
Maria Regina Borba Silva, atende comerciantes associados na sede da Acim
 
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mantém na todas as sextas-feiras, na sede da entidade, um profissional na área de direito capacitado para orientar os comerciantes associados nas áreas jurídicas mais específicas no setor empresarial. Das 9 as 12 horas, a advogada Maria Regina Borba Silva atende os empresários sócios da Acim nas atividades mais práticas. “Na verdade a orientação é feita para que o comerciante associado saiba o que fazer em momento complicados com a Justiça”, disse o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho. “A orientação é feita e a partir deste ponto, o empresário toma a decisão que achar melhor”, completou o dirigente.

A iniciativa de criar este tipo de atendimento na sede da Acim se deve ao número elevado de pedidos por parte dos associados e terem uma noção das complicações jurídicas que normalmente uma empresa é abordada. “São mais na atividade trabalhista ou relacionada aos tributos”, comentou José Augusto Gomes, diretor executivo da Acim e que acompanha os atendimentos após avaliação por parte da advogada. “Não tantos artigos, parágrafos, incisos e textos detalhados, que normalmente um leigo tem dificuldade de compreensão”, opinou o diretor administrativo. “Com a orientação de um profissional específico, fica mais fácil tomar uma decisão”, acredita José Augusto Gomes.

Para Maria Regina Borba Silva o trabalho é interessante, pois além de ser orientado, as explicações servem como forma preventiva para casos futuros. “Tenho percebido que o comerciante assimila com rapidez os meandros da Legislação, e toma a decisão mais prática que normalmente é a mais correta”, comentou ao explicar que a orientação é dada e a partir da manifestação por parte do associado da Acim, o prosseguimento do processo toma rumos distintos. “A informação continua sendo a principal arma contra prejuízos, descuidos e relacionamento entre empregador e empregado”, disse a advogada que vem assessorando a Acim por mais de três anos.

O atendimento do profissional de Direito deve ser agendado previamente, porém em casos especiais a recepção é imediata. “Muitas vezes o comerciante chega nervosa, diante da surpresa de um documento estranho e precisa ser atendido rapidamente”, explicou José Augusto Gomes ao colocar a entidade à disposição dos associados para toda e qualquer orientação necessária. “Se não for possível contentar o empresário, naquele momento, vamos buscar mais informação e repassar para quem necessita”, acrescentou o diretor administrativo da Acim.