Título: Cresce o número de acessos a informações no crediário
 
Taicir Khalil é o presidente do SCPC da Acim. Acesso cresce 9% em julho
 
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), divulgou o levantamento do mês de julho sobre o número de consultas ao sistema que fornece informações sobre a linha de conduta do consumidor junto às instituições financeiras. Foram realizadas no mês passado, 85.448 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, sendo considerado o segundo melhor mês do ano em número de acesso. “Esta elevação ao número de consulta demonstra o interesse do comerciante em se precaver de maus negócios”, disse Taicir Khalil, presidente do órgão dentro da entidade comercial.

No ano passado foram realizadas no mesmo período 78.285 consultas, ou seja, houve uma evolução no acesso ao sistema na ordem de mais de sete mil consultas, ou, de 9,15% de um ano para outro. “Temos que levar em consideração que o número de associados também se ampliou”, disse Taicir Khalil ao frisar que o crescimento não foi proporcional entre o número de acesso atingido quanto ao número de novos comerciantes filiados à Acim. “Não é possível mensurar as causas, mas certamente mais comerciantes estão se precavendo das informações do SCPC, para evitar prejuízos futuros”, disse o presidente do SCPC da Acim, ao lembrar que existem várias formas de acessar o banco de dados da entidade. “Desde através da Internet até pessoalmente”, falou.

Este ano o mês recordista de acesso continua sendo o mês de maio, o segundo melhor período no comércio, em razão da comemoração do Dia das Mães. Naquele mês foram 89.984 consultas contra 84.338 do ano passando, sendo quase sete por cento a mais de um ano para outro. “A média tem sido entre seis à nove por cento em todos os meses”, falou Taicir Khalil que acredita estar dentro desta faixa porcentual o crescimento do número de acesso ao banco de dados, durante a temporada de 2003. “A média semestral atingiu quase os sete por cento”, falou Taicir Khalil ao apresentar números de 2002 com 522.344 acessos contra os 557.530 consultas realizadas nos sete primeiros meses de cada ano.

Seguindo a experiência do ano passado, o mês de novembro sempre é o de menor número de acesso ao banco de dados do SCPC da Acim, em razão de não haver apelo comercial dos mesmos moldes dos outros meses. “Este ano, porém, vamos ter uma campanha mais intensa do que normalmente é feito o que deva aumentar o número de consultas”, comentou o dirigente ao ressaltar que número de consultas não quer dizer número de vendas. “A consulta demonstra que negócios foram conversados, mas concluídos já se trata de outra situação”, finalizou.