Título: Núcleo de Hotéis sugere a Coordenadoria de Turismo
 
Reunião no gabinete do prefeito, discuti-se a criação do cargo de coordenador turístico
 
O Núcleo de Hotéis do Projeto Empreender, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) em conjunto com o Escritório Regional do Sebrae de Marília, esteve reunido com o Prefeito Abelardo Camarinha, sugerindo a criação da Coordenadoria de Turismo, que seria criada pelo Poder Público Municipal, com o objetivo de diminuir as tarefas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visando uma melhor organização deste setor na cidade. “A idéia é estimular projetos turísticos para atrair turistas para a cidade”, disse Sinval Gruppo, um dos integrantes do núcleo.

Um documento foi entregue ao prefeito e protocolado (nº017944), assinado pelos proprietários de hotéis da cidade, e pelo presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho e pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), José Augusto Gomes. No documento, a sugestão é a criação do cargo de coordenador de turismo, ou então, a viabilização da criação da Secretaria Municipal de Turismo. “Criar cargos e secretaria não são tão fáceis assim”, disse o prefeito. “Vamos estudar a situações e em momento oportuno poderemos atender da melhor maneira possível”, disse ao considerar importante a especificidade de uma secretaria municipal neste sentido, por entender que o turismo cresce e será uma boa alternativa social.

A secretária municipal de cultura e turismo, Iara Pauli, esteve presente na reunião e confirmou a sobrecarga de atividades culturais e turísticas, dizendo ser favorável a criação do cargo de coordenador de turismo, ou então, de uma secretaria específica para o turismo. “Na verdade a cidade está crescendo e entendo isso como um processo evolutivo e normal”, falou ao ser elogiada por todos pela forma como vem conduzindo a secretaria municipal de cultura e turismo. “Também vejo esta necessidade, pois em Marília muito há de se fazer pelo turismo”, frisou.

Para os integrantes do Núcleo de Hotelaria do Projeto Empreender da Acim e do Sebrae, a criação de uma secretaria própria para o turismo seria a oportunidade de projetos serem criados com autonomia financeira. “Hoje os projetos turísticos entram numa lista de prioridade da secretaria, que tem cuidar da cultura e do turismo”, explicou José Augusto Gomes, presidente do Contur. “As ações culturais são mais expostas que as ações turísticas que ainda estão começando a ter espaço na vida pública”, comentou ao frisar que a atual secretária tem sido atenciosa com os projetos turísticos.