Título: Acim quer criação de bolsões para bicicletas
 
Bicicletas são colocadas de forma irregular, causando transtornos para consumidores do comércio mariliense
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, está viabilizando estudos a serem apresentados para a Prefeitura de Marília, visando a criação de bolsões para estacionamento de bicicletas na região comercial da cidade. Ao discutir o assunto com um grupo de comerciantes do centro comercial, o dirigente constatou abuso por parte de ciclistas que estão ocupando grande espaço nas calçadas, estacionando as bicicletas de forma a atrapalhar pedestres e motoristas de carro. “É preciso regulamentar esta situação”, disse o presidente que constatou pessoalmente a situações ao caminhar pelo centro comercial da cidade.

Em virtude da bicicleta ser facilmente roubada, os ciclistas as colocam na calçada trancadas com cadeados em poste da Zona Azul, lixeiras, postes elétricos, placas de propaganda, cercas de proteção e até em portarias de prédio e lojas. “É uma situação desconfortável”, disse Sérgio Lopes Sobrinho. “Como se não bastasse o pouco espaço para o pedestre caminhar nas calçadas, ainda temos que ficar desviando das bicicletas que ocupam grande espaço”, reclamou ao lembrar das calçadas estreitas e do exagero de postes, torres e lixeiras que ocupam outra parte da calçada. “Para o pedestre sobra pouquíssimos espaços para caminhar com segurança”, disse.

Outro problema observado pelo presidente da Acim foi quanto aos motoristas. Ao estacionar o carro na guia da calçada, uma bicicleta pode ser colocada trancada justamente na porta do carro. “É terrível entrar no carro com uma bicicleta trancada na sua frente”, constatou ao ter passado por uma situação desta recentemente na rua 4 de abril, onde se encontra o maior número de bicicletas trancadas nos postes da Zona Azul e de lixeiras. “Deve ser por causa das lojas e escritórios que existem em grande número nesta rua”, acredita Sérgio Lopes Sobrinho.

Uma das sugestões que deverá ser apresentada para a Prefeitura de Marília será a criação de bolsões específicos para as bicicletas em locais de grande concentração delas. Seria da mesma forma que existem bolsões para motocicletas, haveria para as bicicletas, de forma que o ciclista pudesse coloca-las ali e tranca-las devidamente. “Mapearemos os locais que necessitam destes bolsões e assim disciplinaríamos esta situações que deixa a cidade feia, além de colocar em risco o consumidor de Marília e região”, argumentou o presidente da Acim que irá apresentar às sugestões nos próximos dias.