|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
Hoje a mídia internet é cobiçada por inúmeros segmentos do mercado e já foi alvo de grandes investimentos e idéias de serviços e portais on-line. Alguns com sucesso e outros um completo fracasso. Mas é notável que o setor industrial é o que obteve melhores resultados. Isso se deve ao fato de que o setor tem a necessidade de mostrar produtos para todo Brasil e para todo o mundo. Sem a Internet, os investimentos seriam muito altos. Mesmo assim, os empresários correriam riscos de não consolidarem negócios que compensassem o investimento. É aí que a internet entra, já que com um investimento baixo a empresa pode colocar todo o catálogo na rede que pode ser facilmente atualizado e visto por todo o mundo. O setor industrial é o que mais está se beneficiando dessa nova mídia e fazendo investimentos reverterem em lucros em pouco tempo. Com a concorrência acirrada em relação a preços e o processo de globalização se tornando uma realidade cada vez mais próxima, é fundamental que a empresa tenha site. O produto pode ser mais barato e atender as necessidades de outras empresas em todo o mundo, e só mostrando a cara ao mundo é que a empresa vai ser encontrada. A internet pode proporcionar também outras soluções mais avançadas como a automação de vendas e pedidos via internet que podem diminuir o custo operacional com digitação e conferência de pedidos alem de agilizar o processo. Em Marília, algumas empresas do setor industrial já dispõem de site como, por exemplo, Marcon (www.marcon.ind.br); Bethil (www.bethil.com.br); Contini (www.contini.com.br); Conquista (www.conquistanet.com.br); Mec Brasil (www.mecnet.com.br) e Sementes Fiorotto (www.sementesfiorotto.com.br). Isto demonstra o interesse do setor industrial para apresentarem suas empresas para o mundo. Através do site, em qualquer lugar do planeta, as pessoas podem conhecer a indústria com quem estão mantendo contato. Para os que se preocupam mais com a exportação não resta dúvida a necessidade de se ter o site escrito em inglês e em espanhol, atendendo a maior parte dos países do Mercosul, Alca, Europa e muitos paises do Oriente. Este sistema de conversão não é difícil, no entanto vai depender muito do desenvolvimento da indústria em uma forma geral. A internet deixou de ser um espaço institucional para ser uma ferramenta de trabalho. É como alternativa de contato e principalmente em ampliar o relacionamento entre empresa e cliente é que a Internet passa a ter uma participação fundamental no trabalho. Pena que somente o setor industrial percebeu isto com mais ênfase. Resta agora os outros segmentos adotarem o mesmo pensamento. Em breve tudo será relacionado através da Internet. Dá para assistir futebol na tv, sem ouvir falar de Internet? Sua empresa já está plugada com o mundo? Se não estiver, corra pois se você ainda não tem um site, você já está para trás. Guilherme Costa é gerente de negócios. E-mail: guilherme@impact.com.br |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||