Título: Santa Casa e médicos se unem para formar centro oncológico
 
Centro Oncológico vai atender pacientes do SUS de Marília e região
 
Grupo de médicos em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Marília inicia reforma do espaço físico que irá sediar até o final do mês o Centro de Oncologia de Marília (COM). A idéia de elaboração de equipe multidisciplinar para tratamento dos pacientes oncológicos da cidade e região que abrange 1,5 milhão de habitantes vem sendo amadurecida há cerca de quatro anos e se concretiza através do espaço para atendimento e tratamento. Léo Pastori, vice-coordenador do COM explicou que Marília sempre foi referência como centro de excelência em serviços médicos, mas tem visto evasão de pacientes oncológicos para outras cidades.

O médico disse que algumas cidades do interior como Barretos, Ribeirão Preto, Jaú, Campinas e São José do Rio Preto se organizaram e criaram centros de referência regionais no tratamento de câncer. “Estas cidades conseguiram criar os centros de tratamentos através de convênios firmados com as Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde”, comentou. Segundo Julio Corrêa, coordenador do Centro de Oncologia, com a criação do grupo, a população da região poderá se beneficiar com prestação de serviço de excelência sem a necessidade de se deslocar para outros centros.

O vice-coordenador ressaltou que o atendimento no Centro de Oncologia será desenvolvido através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo é oferecer tratamento completo aos pacientes, inclusive a reconstrução mamária, procedimento que melhora a qualidade de vida das pacientes”, comentou. Ele lembrou que a equipe multidisciplinar conta com profissionais das áreas de Oncologia Hematológica, Oncologia Hematológica Pediátrica, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia Ginecológica, Terapia da Dor, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Urologia, Mastologia e Cirurgia Plástica Reconstrutora. O grupo ainda disponibiliza serviços de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Assistência Social.

A reforma vai permitir ampliar a atual estrutura utilizada pelos médicos da oncologia. Serão cinco consultórios novos com recepção. A área do hospital utilizada atualmente será destinada a pacientes que precisarem de cirurgia.