Título: Lojas ficam abertas até às 17 horas
 
Sérgio Lopes Sobrinho, há seis anos programa os horários especiais de sábados anualmente
 
As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas neste sábado, dia 13, pela segunda vez no mês de setembro, das nove às 17 horas, conforme programação prévia da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), que em janeiro deste ano anunciou o Calendário de Abertura do Comércio, durante os doze meses de 2003. “Atualmente os lojistas já se programam antecipadamente, o que facilita o relacionamento entre empregadores e empregados”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim que desde quando assumiu a entidade, em 1997, organizou o calendário de abertura das lojas aos sábados.

Este sábado é o 19º do ano em que as lojas ficam abertas das nove às 17 horas. A escolha dos dois primeiros sábados como forma de atrair consumidores de Marília e região, se deve ao fato de serem, normalmente, os mais próximos ao dia em que a maioria dos profissionais recebem os salários. “São nestes dias do mês em que observamos maior fluxo de pessoas nas lojas”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho ao lembrar que nem sempre são consumidores comprando. “Acontece muito de se aproveitar o sábado, com horário especial, para o pagamento de contas no comércio”, disse o dirigente ao lembrar que algumas lojas da cidade recebem contas, através de boleto bancário, que podem ser pagas aos sábados.

TRADIÇÃO - Para o presidente da Acim, a abertura dos dois primeiros sábados do mês já é tradição e um hábito no comércio de Marília, pois desde quando assumiu a entidade pela primeira vez, passou a divulgar mais a abertura especial dos dois primeiros sábados do mês. “Antigamente existia uma dúvida entre comerciantes, comerciários, consumidores, o que não acontece atualmente”, disse o presidente que vem procurando dar destaque aos dias em que as lojas ficam abertas em horário diferenciado. “Mandamos correspondência mensalmente, fizemos um calendário oficial, além de divulgarmos na mídia”, justificou ao mostrar o papel da entidade neste sentido.

Com a abertura dos supermercados nos finais de semana e agora estando aberto 24 horas, o dirigente acredita que esta será uma tendência natural de mudança de hábito nos próximos anos. “Tanto do comerciante quanto do consumidor”, disse Sérgio Lopes Sobrinho que vem mantendo contato com associados e conversando neste sentido. “Se for desejo da maioria, a Acim irá fazer o que for possível para manter o comércio da cidade competitivo e moderno”, falou o presidente.