Título: Santa Casa conta com “companheiros da alegria”
 
Márcio Mielo disse que grupo será apresentado a coordenadores da Santa Casa
 
Grupo de estudantes e profissionais ligados a área da saúde de cursos como medicina e enfermagem da Unimar (Universidade de Marília) realizam trabalho de descontração com crianças internadas na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Na primeira etapa do trabalho, o grupo atende uma vez por semana as crianças internadas. Num segundo momento, os estudantes estarão na Santa Casa três vezes por semana e atendendo outras alas do hospital e funcionários.

A psicóloga da Santa Casa, Lucia Helena de Oliveira Ribeiro disse que o grupo conta com apoio de profissional da área de psicologia para acompanhar o trabalho. “Os companheiros da alegria, contam com suporte profissional para oferecer atendimento completo”, falou. Ela lembrou que no início deste ano a Santa Casa contava com outro grupo de voluntários, mas o trabalho foi encerrado porque os estudantes voltaram para cidades de origem.

Segundo Márcio Mielo, coordenador técnico de enfermagem da Santa Casa, o grupo de companheiros da alegria será apresentado ao colegiado do hospital na próxima reunião. “Os estudantes serão apresentados para os coordenadores, o que vai garantir maior liberdade para o trabalho deles”, comentou. O coordenador explicou que o trabalho do grupo auxilia muito na recuperação das crianças. “As crianças gostam das palhaçadas e brincadeiras dos doutores”, disse.

Os estudantes atuam caracterizados e as brincadeiras ajudam a amenizar a dor. “A criança se sente contente e o processo de recuperação é mais rápido”, completou. Os companheiros atendem crianças no leito com atividades como colagem e jogos e as crianças que podem sair dos leitos são levadas até a brinquedoteca. “Estes momentos amenizam a dor do período de internação”, falou o coordenador. Participam do grupo cinco alunos: Laura Fonseca, Luis Augusto S. Júnior, Mariana Oliveira, Daniele Fernandes e Valéria Pereira.