Título: Empresários se reúnem para estudos sobre a mídia
 
Luiz Carlos de Carvalho apresentou informações sobre a publicidade na mídia televisiva
 
Um grupo de empresários marilienses esteve reunido no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), para conhecer metodologia de mercado na área televisiva para investimento em publicidade e propaganda. Segundo o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, o objetivo do encontro foi levar ao empresariado mariliense informações sobre como verificar propostas publicitárias na mídia televisiva. “No mundo competitivo de hoje, a propaganda continua sendo uma das principais ferramentas na busca de aumento de vendas”, disse o presidente que considerou o encontro positivo diante das informações apresentadas.

Luiz Carlos de Carvalho, administrador de empresas e especializado em marketing, esteve participando do encontro e apresentou dados, gráficos e comparações em que o investimento na mídia televisiva deve ser visto de forma mais técnica. “A idéia é mudar esta visão de que investir em televisão é caro”, falou ao orientar o empresariado presente no auditório da Acim, de como devem ser observadas as propostas para campanhas publicitárias na mídia televisiva. “O empresário deve ter o conhecimento de como são medidas as audiências de canal, do programa e como a televisão se desenvolve quando está veiculando qualquer campanha publicitária”, falou com experiência de muito anos de trabalho no Departamento de Marketing da atual TV Tem, afiliada da Rede Globo de Televisão.

Renata Yago, do Departamento de Marketing da TV Tem foi quem fez a explicação detalhada sobre Informações Básicas de Mídia e Propaganda, que a emissora vem desenvolvendo em diversas cidades da região e em muitos casos em parceria com as associações comerciais de outros municípios. “A eficácia e o público alvo na propaganda devem ser bem visíveis”, disse a palestrante. “Os consumidores não costumam reagir à exposições a um único comercial como paixões à primeira vista”, falou. “Para alcançar efetivamente o público-alvo são necessárias diversas exposições ao comercial”, explicou ao demonstrar a importância dos institutos de pesquisa neste processo.

O formato das produções comerciais, formas de se escolher programas para veiculação, pontos de audiência (GRP), definição de verbas, patrocínios, além da importância das agências de publicidade e a necessidade da propaganda, foram outros assuntos apresentados por Renata Yago. “Quem esteve presente teve a oportunidade de conhecer mecanismos de se investir na mídia televisiva”, disse Odair Aparecido Martins, empresário mariliense.