Título: Consultas ao SCPC se elevam no terceiro trimestre
 
Taicir Khalil, presidente do SCPC da Acim, apresenta dados do último trimestre
 
Segundo dados apresentados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), o terceiro trimestre do ano manteve a elevação dos trimestres anteriores, na ordem de 5% nos primeiros nove meses do ano. Segundo o presidente do órgão vinculado à entidade comercial, Taicir Khalil, a elevação era esperada por uma série de razões. “A credibilidade ao sistema é um dos principais motivos”, disse o dirigente ao citar a elevação de associados da Acim, bem como a preocupação dos lojista em não serem vítimas de inadimplência no comércio, como sendo outras justificativas.

No primeiro trimestre deste ano foram realizadas 222.589 consultas, enquanto que no segundo foi de 249.493 consultas, com 257.450 consultas no terceiro trimestre. “O primeiro trimestre do ano é o período mais delicado do ano, em razão da ressaca das compras de Natal”, lembrou Taicir Khalil. “Além disso, não meses de pouco apelo comercial”, justificou ao lembrar que no ano passado os mesmos três meses do terceiro trimestre somaram 251.505 consultas. “Houve uma elevação na ordem de quatro por cento”, contabilizou o presidente do SCPC da Acim.

Os primeiros nove meses do ano de 2003 totalizaram 729.532 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim superando em cinco por cento o mesmo período do ano anterior que atingiu 695.564 consultas. “É uma elevação considerada normal em todos os sentidos”, disse Taicir Khalil que acredita em uma estabilidade no movimento do comércio local. “A elevação no número de consultas não corresponde a elevação nas vendas do comércio mariliense”, enfatizou ao ressaltar que consulta não equivale a venda efetivada. “Pode, e deve ter acontecido, de uma pessoa ter sido consultada no SCPC e por alguma razão não efetivou a compra”, exemplificou.

No mês de setembro de 2003 foram realizadas 83.397 consultas ao sistema do SCPC da Acim, sendo 44.208 registros somente sobre o banco de dados do SCPC, enquanto que 37.159 consultas foram através do Usecheque, que verifica dados bancários, e 1.820 consultas sobre empresas, através de sistema de informações jurídicas. “Além disso foram 210 atendimentos através de usefone, síntese cadastral e outras informações simples que são fornecidas”, explicou Taicir Khalil.