Título: Calendário de 2004 é discutido na Acim
 
José Augusto Gomes e Sérgio Lopes Sobrinho, organizam assembléia geral extraordinária na Acim
 
Os comerciantes associados da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), estarão reunidos dia 23, quinta-feira, ás 8 horas, na sede da entidade, em Assembléia Geral Extraordinária, para a definição da abertura das lojas do comércio local, em dias e horários especiais de atendimento ao consumidor. Segundo o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, será apresentado uma proposta aos participantes, para a temporada de 2004 e a partir de então, ampliar a discussão para a abertura das lojas aos sábados e feriados, bem como na semana de períodos importantes como: Ano Novo, Carnaval, Aniversário da Cidade, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Semana do Consumidor, Dia das Crianças, Nove de Julho, Oito de Dezembro e Natal, além de outras datas importantes para o comércio em geral.

Conforme vem sendo desenvolvido pela Acim, desde 1997 é discutido com os comerciantes associados, de forma antecipada, as datas em que as lojas estarão abertas durante o ano todo. “Desta maneira é possível fazer um planejamento de forma segura”, disse Sérgio Lopes Sobrinho que ao introduzir este Calendário de Abertura do Comércio de Marília, disciplinou o comportamento comercial que havia, até então, de comerciantes e comerciários não saberem quais os sábados e dias especiais em que as lojas iriam abrir. “Além de promover uma economia substancial para informar toda a cidade e região de que as lojas estaria abertas”, disse ao acreditar no fortalecimento do hábito adquirido dos consumidores irem às lojas da cidade sempre no primeiro e segundo sábados do mês, próximos ao dia 10, época em que normalmente as empresas efetuam o pagamento salarial aos funcionários.

A importância de haver uma ampla discussão sobre os dias em que as lojas ficarão abertas durante o ano, é de que sendo uma Assembléia Geral Extraordinária, para haver alteração durante o período definido é preciso uma mobilização segmentada do setor para promover a mudança. “Por isso provocamos as discussões antecipadamente, para que todos possam refletir melhor sobre os dias ideais para se trabalhar”, comentou José Augusto Gomes, diretor administrativo da Acim. “A Associação Comercial executa aquilo que é desejo da maioria”, falou ao alertar sobre a importância da assembléia. “Após a decisão do calendário, vamos planejar outras ações e promover os investimentos necessários para atrair o consumidor para Marília”, disse o dirigente.

Várias cidades do interior paulista e de outros estados adotaram o mesmo estilo de Calendário de Abertura do Comércio lançado pela Acim. Como vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sérgio Lopes Sobrinho tem ajudado outros dirigentes comerciais a se organizarem da mesma forma. “É o comerciante mariliense mostrando que em nossa cidade as coisas acontecem de forma organizada”, disse entusiasmado. “Precisou comprar algo, em Marília tem”, ressaltou ao enfatizar o novo slogan utilizado pela Acim em todo o material publicitário da entidade.