Título: Palestra orienta empresários sobre novos comportamentos
 
alestra na Acim, mostra a importância do Código de Defesa do Consumidor para o empresariado
 
O Código de Defesa do Consumidor, através de uma visão administrativa, foi tema de palestra no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), num trabalho em conjunto entre a entidade comercial e o Escritório Regional do Sebrae em Marília. O consultor jurídico do Sebrae/SP, Renato Almeida Silva foi o responsável pela apresentação, que contou com quase 100 empresários marilienses. “Foi um momento importante para o empresariado que muitas vezes considera o Código de Defesa do Consumidor, como um problema”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho. “Na verdade o código é bom para os dois lados: consumidores e empresários”, opinou o dirigente.

Segundo Renato Almeida Silva, o poder mudou das mãos da empresa para as mãos do consumidor, sendo o Código de Defesa do Consumidor uma poderosa ferramenta de manutenção deste poder. “Hoje o universo de consumo conta com mais de 60 milhões de consumidores”, disse ao ampliar a discussão. “São 70 milhões de pessoas que não tem o primeiro grau de escolaridade e apenas 1% desse total consegue chegar às universidade”, falou ao mostrar a complexidade de relacionamento ao generalizar a classe consumidora.

Dentro da apresentação que fez, o consultor jurídico do Sebrae/SP, especificou os envolvidos dentro do Código de Defesa do Consumidor entre fornecedor e consumidor, e explicou a relação de consumo. “É de fundamental importância que o empresário saiba das obrigações e das regras do jogo ao manter um relacionamento comercial com o cliente”, disse o consultor ao enumerar uma série de situações delicadas em que o empresário precisa estar atento como: embalagens, informações específicas sobre o produto, garantias, prazos de validade, publicidade, recall, troca de produtos e demais conformidades legais para a comercialização de mercadorias.

O mês de outubro é considerado o mês do empreendedor, segundo o diretor administrativo da Acim, José Augusto Gomes. Assim sendo, a entidade em parceria com o Sebrae está promovendo uma série de programas com este objetivo. “A palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor é uma delas, em razão de ser básico o conhecimento sobre como manter o relacionamento com o cliente dentro das imposições legais”, disse o dirigente comercial ao considerar oportuna a apresentação. “Nos dias de hoje, a informação continua sendo a principal arma para investimentos e eliminação de problemas”, resumiu Sérgio Lopes Sobrinho.

P