Título: Santa Casa encerra Sipat com ampla participação
 
Santa Casa teve participação de bombeiros na Sipat
 
A Santa Casa de Misericórdia de Marília encerrou ontem (07) Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com ampla participação dos cerca de 600 funcionários do hospital. A semana é realizada anualmente e tem como responsável a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A presidente da Cipa, enfermeira da UTI, Tatiana Garbelini Ferreira, disse que as palestras chamaram atenção pelos temas abordados e pela competência dos palestrantes.

Segundo a enfermeira, em média, as palestras tiveram 45 participantes e foram promovidas em toda a semana. Na quinta e na sexta-feira, representantes do Corpo de Bombeiros estiveram no hospital para realizar trabalho de prevenção de acidentes. “Nestas atividades tivemos também ampla participação dos funcionários, o que demonstra o interesse em aprender e obter informações sobre o assunto”, comentou.

Tatiana Garbelini Ferreira explicou que outro destaque da Sipat foi a participação de agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. “Os agentes aproveitaram a semana para discutir assuntos do cotidiano como depressão e stress e relacionamento da família com o trabalho”, falou. A enfermeira lembrou que uma das palestras com maior aproveitamento foi de motivação com enfermeira da Santa Casa.

Participaram da semana, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, secretárias e pessoal responsável pela manutenção e limpeza do hospital. A enfermeira disse ainda que a Cipa é um órgão hierárquico que conta com presidente, vice-presidente, secretários e promove reuniões mensais. Todos os anos, em dezembro, é feita votação e nova comissão é eleita para atuar no ano seguinte. A Sipat é realizada entre os meses de outubro e novembro.