|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
|
||||||
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), e o Escritório Regional do Sebrae, encerraram ciclo de cursos desenvolvido em conjunto entre as duas entidades, voltado para o empreendedorismo. Os cursos: Aprender a Empreender: um programa para quem busca o sucesso; Saber Empreender e Qualidade máxima no atendimento ao cliente, tiveram a participação de empresários, futuros empreendedores e profissionais liberais. “A idéia é fortalecer o pensamento empreendedor na cidade de Marília”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, que vem valorizando as atividades em conjunto com o Sebrae. “Conhecimento é algo precioso”, disse. Durante seis dias os participantes do curso Aprender a Empreender: Um programa para quem busca o sucesso, estiveram reunidos no Centro de Treinamento do Sebrae de Marília, quando receberam noções sobre: o empreendedor, o investimento na empresa, o resultado da empresa, o capital de giro e o fluxo de caixa, o futuro, o mercado, o ponto de equilíbrio, o cálculo com vários produtos e os problemas e as soluções emergenciais. “São temas que envolvem o dia a dia de um empresário”, comentou Sérgio Lopes. “É preciso iniciar um comportamento empreendedor”, disse ao acreditar que cursos como este, desperta e estimula atitudes, conhecimentos, habilidades e valores empresariais em pessoas com potencial, interesse e decisão para empreender atividades produtivas. No curso Saber Empreender, os inscritos ficaram três dias no Centro de Treinamento do Sebrae tendo orientação sobre Plano de Negócios. Aprenderam como elaborar e os modelos de planos existentes para cada atividade empreendedora. “Esse treinamento desperta a visão empreendedora, ajudando o empresário a usar e valorizar suas características nos negócios”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho. “Esse curso serviu, além do empresários, autônomos ou profissional liberal, para dirigentes de entidades representativas”, comparou o presidente da Acim. Mas o treinamento que mais chamou a atenção dos comerciantes em geral foi quanto ao curso de três dias sobre Qualidade Máxima no atendimento ao cliente, em que os participantes puderam compreender como ser possível diferenciar o negócio através de um atendimento de qualidade, treinando suas habilidades para isso. “É preciso saber da importância da imagem da empresa em que dirige”, acrescentou o presidente da Acim. “Neste treinamento os comerciantes puderam identificar algumas situações freqüentes em atendimento, desenvolvendo a competência de criar para si mesmo uma forma de atuação adequada em diversas situações do dia a dia”, falou. Os cursos realizados pela Acim e pelo Sebrae de Marília foram todos gratuitos. |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||