Título: Reforma do pavilhão infantil deve terminar em dezembro
 
Brinquedoteca é uma das instalações para crianças na Santa Casa
 
Até final de dezembro o pavilhão infantil da Santa Casa de Misericórdia de Marília deve estar totalmente reformado. A previsão é da diretora administrativa Kátia Ferraz Santana. Segundo ela, a reforma deve durar cerca de 40 dias e inclui troca de pisos, janelas, pintura e reforma completa dos banheiros. O prédio do hospital foi concluído em 1929 e a área de atendimento infantil apresentava deficiências que a reforma vai corrigir.

A reforma do pavilhão infantil foi possível graças a campanha iniciada no ano passado através de iniciativa da pediatra Edileia Neiva Ellinger, idealizadora do projeto. No início, a campanha arrecadou fundos entre médicos, pessoas da comunidade e empresas. Num segundo momento, a campanha foi levada ao programa da TV Marília, “Mundo da Criança”, apresentado pelo pediatra Francisco Agostinho. “Arrecadamos o restante da verba necessária para a reforma em algumas edições do programa, o que permitiu o início das obras”, falou.

Júlio Brandão, provedor da Santa Casa disse que apenas no primeiro programa foi arrecadada quantia de R$ 6.050,00. “Só o leilão de camisa do Mac (Marília Atlético Clube) autografada rendeu R$ 2.700,00”, comentou. O programa possibilitou ainda entrega de prêmios aos doadores como bicicleta de 18 marchas. “Depois de levada à TV, divulgamos número de conta bancária que também recebeu doações para a reforma do pavilhão”, falou.

A Santa Casa atende em média 150 crianças no setor de pediatria. O hospital conta com brinquedoteca em que crianças internadas podem desenvolver atividades de leitura, pintura e colagem. No início do mês, o hospital recebeu 130 livros infantis e infanto-juvenis doados pro campanha da Livraria Nobel. A Santa Casa tem 220 leitos, sendo cinco para UTI infantil, 13 para UTI adulto e 10 para UTQ (Unidade de Terapia de Queimados). Entre os serviços de apoio e diagnóstico a disposição na Santa Casa estão tomografia computadorizada, agência transfusional, angiografia digital e laboratório de análises.