Título: Santa Casa amplia projeto de humanização
 
Márcio Mielo está confiante nos resultados do Grupo de Humanização da Santa Casa de Marília
 
O Projeto Juntos, desenvolvido pelo grupo de terapeutas voluntários da Santa Casa de Misericórdia de Marília, está sendo ampliado e reorganizado pela administração da instituição, para melhor incorporação dos funcionários, dentro das atividades desenvolvidas no hospital. “Os resultados estão sendo ótimos e estamos crescendo muito com as discussões promovidas em grupos”, falou Márcio Mielo coordenador técnico de enfermagem e um dos integrantes do Grupo de Humanização, ao comentar sobre os primeiros resultados obtidos pelos terapeutas voluntários no desenvolvimento do projeto. “Dentro de mais algum tempo vamos colocar em prática alguns dos resultados questionados”, disse o dirigente que vem acompanhando a evolução dos encontros.

O objetivo do Projeto Juntos é desenvolver atividades regulares em que através dos relatórios dos psicólogos e terapeutas voluntários, sejam avaliados: o comportamento em grupo; a promoção de levantamento de dados específicos de diversos setores do hospital; desenvolver discussões de fatos ocorridos internamente; criar um banco de dados sobre a performance profissional e do público atendido. “Estamos procurando conscientizar à todos que a missão da Santa Casa de Marília é a mesma do mais graduado funcionário até o mais simples”, ressaltou Márcio Mielo. “Nossa missão é igual para todos os envolvidos”, disse. “Queremos alcançar melhorias na qualidade de atendimento e do trabalho, mudando para melhor o comportamento do Hospital num todo”, explicou Lúcia Helena de Oliveira Ribeiro, psicóloga da instituição e que vem acompanhando o projeto desde o início.

Para que as reuniões sejam melhor aproveitadas, mais salas foram colocadas à disposição dos voluntários para o trabalho no hospital, bem como novos horários para a ampliação do número de grupos de funcionários. “Vamos definir alguns representantes, dentre os funcionários, para que a formação dos grupos seja mais rápida e melhor aproveitada”, comentou Márcio Mielo que quer dividir a responsabilidade da organização dos grupos com os envolvidos. “Isto já será um sinal de envolvimento”, falou ao passar circular aos funcionários de cada departamento da instituição, bem como informa-los das reuniões através de mensagens em diversos pontos do hospital com o cronograma dos encontros.

Quinzenalmente os terapeutas se reúnem para avaliação dos encontros com os funcionários, quando integrantes da administração da Santa Casa de Misericórdia e os voluntários discutem de temas de relevância para o desenvolvimento das atividades profissionais em prática no hospital.