Título: Santa Casa participa de evento sobre o Sus
 
Júlio César Brandão: ““Vivemos uma Crise de Confiança, de Seriedade e de Imagem”
 
Representantes da Santa Casa de Misericórdia de Marília participaram da 4ª Conferência Estadual de Saúde realizada no mês passado, em São Paulo, quando os principais assuntos discutidos no encontro foram às diretrizes do Sistema Único de Saúde (Sus) no Estado de São Paulo, que foram levadas para Brasília, e discutidas na 12ª Conferência Nacional de Saúde, quando as principais preocupações dos prestadores de serviço, usuários, representantes dos gestores estaduais e do Ministério da Saúde, foram apresentadas como forma de melhorar o serviço em todos os sentidos. “Os nossos governantes devem rever uma série de situações do Sistema Sus”, disse Júlio César Brandão, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Marília ao receber o material sobre o evento realizado e discordar dos preços pagos pelas tabelas dos gestores do Sus, bem como dos custos decorrentes dos procedimentos realizados na rede hospitalar estadual.

A Conferência Estadual foi importante, segundo o dirigente mariliense, no sentido de que foram indicados os representantes paulistas para a participação do encontro em Brasília, quando houve a votação de diversos assuntos voltados para as entidades filantrópicas da saúde, na capital federal. “O nosso segmento precisa estar entrosado e ser atuante mais do que nunca”, falou Júlio César Brandão que considera de fundamental importância que as instituições se unam para a luta de objetivos comuns. “Devido às dificuldades financeiras e crises de insegurança que rodeiam os hospitais, nada mais prático do que a união das instituições diretamente ligadas ao serviço público na área da saúde”, falou o administrador da Santa Casa de Misericórdia de Marília.

As conferências são realizadas a cada três anos e foi convocada pelo Decreto Presidencial de cinco de maio deste ano, e tem como objetivo propor diretrizes para efetivar a saúde como direito de todos e dever do Estado, bem como para a consolidação do Sistema Única de Saúde (Sus). “O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de São Paulo, José Alberto Monteclaro César, vem fazendo um trabalho forte neste sentido”, disse Júlio César Brandão, que mantém contato freqüente com o dirigente paulistano, fortalecendo a luta por reformas ao Sus. “Vivemos uma Crise de Confiança, de Seriedade e de Imagem”, anunciou o provedor mariliense, repetindo a frase do presidente da Federação, que está surpreso com o orçamento federal para saúde, com somente 4,5 bilhões de reais, insuficiente para o desenvolvimento da saúde no país, apesar das emendas orçamentárias, orientadas pelo Ministério Público.