Título: Estratégia dupla da indústria de música dá certo
 
A dupla estratégia da indústria fonográfica de lançar lojas online de músicas e fechar o cerco contra os downloads ilegais já começou a ter efeitos no setor norte-americano. Na sexta-feira, os bancos Goldman Sachs e o UBS Warburg elevaram a classificação de risco da gravadora EMI, em um raro voto de confiança para o setor oprimido.

“Acreditamos que os novos aparelhos de MP3 e a batalha contra a pirataria podem impulsionar o crescimento do setor de novo”, disse a Goldman Sachs em um comunicado.

Além disso, na quinta-feira, a Universal Music afirmou que os negócios com downloads de músicas e estão “explodindo”, com 30 milhões de faixas vendidas pela Internet nos Estados Unidos no ano passado e mais usuários aderindo a ofertas online todas as semanas.

Porém, poucos estão disputando o promissor setor de download de músicas como o iTunes, da Apple, o Napster, da Roxio e o Liquid Audio, da RealNetworks.

Analistas dizem que ainda é muito cedo para dizer que acabou a pirataria online. As evidências sobre o uso de compartilhamento de músicas na Internet têm sido contraditórias, e uma recente decisão legal dos Estados Unidos a favor dos provedores de serviço de telecomunicações pode tornar mais difícil para as gravadoras processarem quem fizer download ilegal de músicas.

“Algumas pessoas considerarão o download legal uma boa notícia”, disse Simon Dyson, analista da Informa Media Group. “Mas as boas notícias surgirão se as vendas realmente aumentarem”.

As vendas globais de música deverão cair pelo quarto ano consecutivo em 2004.

Colaboração de Guilherme Mendonça, gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília