Título: Flor é opção para o Natal e para pesquisadora
 
Helena Tsuboi estudou as plantas para trabalhar com um manuseio profissional
 
Se considerando com o dom em lidar com plantas, Helena Tsuboi, estudou muitos anos no Brasil e no Japão, e resolveu se mudar de Bastos para Marília, com o objetivo de trabalhar na área de comercialização de flores e paisagismo. “Optei por Marília por acreditar no mercado de trabalho daqui, em razão de um público mais interessado e exigente nesta área”, comentou ao justificar a decisão de abrir uma empresa em Marília, ao invés de Presidente Prudente, a outra alternativa que tinha.

Em julho de 1997 abriu a primeira loja em Marília, logo ampliando as atividades em outro local maior, em que passou a oferecer o trabalho de paisagismo, simultaneamente. Tendo seis atividades disponíveis como: serviços com flores, decorações, paisagismo, cestas de presentes, embrulhos e pequenos presentes finos, o Recanto das Flores (nome da empresa), está localizada em Marília próximo ao Shopping Alto Cafezal, tendo um destaque diferenciado. “O fluxo de pessoas é maior, além de haver mais empresas por perto”, disse Helena Tsuboi.

Sendo formada como engenheira agrônoma pela Unesp de Botucatu em
1986, no ano seguinte desenvolveu um trabalho de pesquisa na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. Conseguindo o título de mestra em horticultura, pela Unesp de Botucatu, Helena Tsuboi se considerada realizada academicamente. “Concentrei meus estudos em hortaliças, mas foi trabalhando em São Paulo na área de paisagismo que me identifiquei mais”, disse ao lembrar os três anos em que ficou no Japão, na província de Aichi-Ken, fazendo estágio com plantas ornamentais que utilizam a técnica de hidroponia (cultivo sem terra).

Com uma venda de aproximadamente 200 vasos por mês, entre flores grandes e pequenas, as plantas mais procuradas são as begônias, lírios, gloxineas, mini-rosas, gérberas, violetas, mini-margaridas, kalanchoe, mini-begônias, orguídeas, bromélias, entre outras. “São todas plantas vindas de Holambra 1 e 2”, comentou a florista ao se referir entre a Holambra de Jaquariúna e de Paranapanema.

Para esta época do ano, Helena Tsuboi acredita que as flores também são opções de presentes para o Natal, uma vez que o produto transmite a sensibilidade das pessoas. “As flores em forma de arranjo, são mais para pessoas mais sentimentalistas, enquanto que os vasos são para quem quer durabilidade no presente”, explicou ao planejar para o ano que vem, a informatização da loja, montar um site na Internet e investir na infra-estrutura para atendimento no paisagismo. “As pessoas estão percebendo que as flores devem fazer parte do ambiente do dia-a-dia”, defendeu a especialista.