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Nem só diversão e Orkut servem de passatempo para os internautas brasileiros. Em época eleitoral, blogs políticos acabam ganhando atenção de alguns usuários mais engajados, embora esse tipo de ferramenta menos lúdica ainda não tenha se solidificado como um canal legítimo de divulgação de informações, dizem especialistas. Na atual campanha presidencial dos Estados Unidos, os blogs assumiram uma posição tão importante que chegaram até a desbancar uma notícia veiculada pela rede CBS. Em setembro, o canal de TV usou documentos para questionar o histórico do presidente George W. Bush na Guarda Nacional, mas, minutos depois do programa, blogueiros começaram a discutir a autenticidade dos papéis apresentados. A CBS acabou admitindo que foi enganada e que havia usado documentos questionáveis sobre uma possível fraca atuação do presidente nos quadros militares. Guilherme Mendonça, gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília, disse que pouco a pouco, a grande imprensa escrita no Brasil adota novas mídias, como edições online e blogs de colunistas, para escoar suas notícias mais quentes, que não poderiam aguardar o jornal do dia. Segundo ele, as informações divulgadas mostram que pessoas não ligadas à imprensa também já perceberam que os blogs as colocam no páreo como distribuidoras de informação e aproveitam para despejar suas opiniões e histórias na web e contestar as da mídia. Mas para Elizabeth Saad Corrêa, professora da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Estratégias para as Mídias Digitais, os blogs “ainda não são no Brasil um canal de comunicação sério entre as pessoas”. “O blog para dar certo como instrumento de comunicação tem que ser credenciado, não pode ser como o velho diário, do tipo bota lá uma opinião e pronto”, observa. |
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