Título: Santa Casa participa de mega mutirão de exames
 
Kátia Ferraz Santana disse que serão realizados mais de 200 exames
 
A Santa Casa de Misericórdia de Marília participa hoje (09) de mega mutirão de exames. Os exames serão realizados a partir das 7h para atender pacientes de Marília e das cidades integrantes da Regional de Saúde (Dir 14). A diretora administrativa do hospital, Kátia Ferraz Santana, disse que é a primeira vez que a Santa Casa participa do mutirão do Governo do Estado. Estão autorizados a participar do mega mutirão pacientes do Sus (Sistema Único de Saúde) que estão na fila para realização dos exames.

O objetivo do mega mutirão, conforme a diretora, é diminuir a fila e o tempo de espera dos pacientes. De acordo com Kátia Santana, a Santa Casa vai oferecer mais de 200 exames, divididos em especialidades como: ultra-sonografia de partes moles e de próstata, ecodopler periférico e cardíaco, angiografia digital, tomografia computadorizada. O número de atendimentos está definido: tomografia computadorizada para 62 pacientes, 45 ultra-sonografias de partes moles, 20 exames de ecodopler cardíaco, 20 angiografias digitais, 18 pacientes de cateterismo cardíaco, 15 ecodopler periférico, 15 ultra-sonografias de próstata e 12 raios x contrastados de estômago, esôfago e duodeno.

Além de exames, o mega mutirão da Secretaria de Estado da Saúde inclui consultas e cirurgias. Segundo a organização do mega mutirão, 122 unidades de saúde estaduais, municipais e filantrópicas participam do atendimento a população. É esperada a participação de cerca de 100 mil pessoas. Estão programados dois tipos de mutirões: abertos à população e fechados. No caso da Santa Casa, o mutirão é fechado: serão atendidos apenas pacientes já agendados. Além dos exames, de modo geral, o mega mutirão terá ainda consultas ambulatoriais, cirurgias, exames de prevenção do câncer de mama, ações preventivas contra diabetes e hipertensão, palestras educativas e até cirurgias de próstata e hérnia.