Título: Consulta ao SCPC aumenta em 31%
 
Sérgio Lopes Sobrinho apresenta dados sobre o volume de consultas ao SCPC da Acim
 
O banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), registrou nos primeiros sete dias do mês de maio, uma elevação na ordem de 31,28%, em igual período do ano passado, quando o comércio em geral, efetuou as vendas relativas ao Dia das Mães, considerado o segundo melhor momento em elevação nas vendas nos 12 meses do ano, perdendo apenas para o Natal, em dezembro. “Consulta é sinônimo de movimento no comércio”, festejou o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, ao lembrar que as consultas são negócios realizados à base de crediário. “Temos ainda as vendas á vista e com cartão de crédito, que não passam pelo banco de dados do SCPC da Acim”, lembrou o dirigente.

Na primeira semana de maio deste ano foram realizadas 27.114 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, contra 20.653 realizadas no mesmo período do ano passado. “Isto quer dizer que mais pessoas estiveram nas lojas do comércio de Marília”, definiu o presidente ao lembrar que número de consultas não quer dizer venda efetivada. “Pode acontecer do crédito da pessoa ser consultado, e por alguma razão, a venda não ser feita”, lembrou ao destacar que essa mensuração é a única ferramenta prática de comparação e monitoramento da performance do comércio local.

Outro sinal relativo ao Dia das Mães é quanto ao volume de pessoas nas ruas dos principais corredores comerciais de Marília, com respectivas sacolas de compras. “Mesmo assim, muita gente não é igual a muitas compras”, falou. “É preciso observar as pessoas e os produtos que elas carregam”, explicou ao manter contato com vários comerciantes da cidade e constatar de que houve um volume de vendas considerável, e que as lojas que apresentaram produtos e preços convidativos, tiveram elevação nas vendas. “Esse tipo de balanço, não é todo mundo que faz semanalmente”, argumentou. “Geralmente o comerciante só percebe que o mês foi bom, quando ele termina”, comentou ao generalizar a observação entre micro, pequenos, médios e grandes comerciantes.

O sistema de consulta ao banco de dados do SCPC é a principal ferramenta de análise do desempenho do comércio local, em razão de ser um importante instrumento de proteção para o comerciante, abrangendo 97% de todo o território nacional, através da Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic). “Além de prever e evitar golpes, a consulta faz com que o lojista tenha segurança ao efetivar uma venda”, comentou o presidente Sérgio Lopes Sobrinho que esperava um aumento no volume de vendas na ordem de cinco por cento. “Diante desses números, tenho a certeza que o comércio de Marília superou essa expectativa em mais que o dobro”, calculou.