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A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), firmou parceria com a Cruz Consultoria, para um trabalho de Pesquisa e Análise de Mercado, sobre o comportamento do consumidor e lojistas da cidade de Marília. “A idéia é avaliar a performance de ambos para a sugestão de ações que venham a melhorar o envolvimento de comerciantes e consumidores”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, ao receber o material desenvolvido nas principais ruas do comércio mariliense. “É uma fotografia do que acontece em nossa cidade”, comparou o dirigente. Segundo o dirigente o trabalho realizado visa identificar o grau de satisfação dos consumidores em relação ao comércio de Marília. “E identificar alguns dos problemas que normalmente acontecem, mas que não chegam até nós”, acrescentou Sérgio Lopes Sobrinho ao considerar o resultado apresentado como satisfatório. A pesquisa entrevistou consumidores nos dias 14, 15 e 16 de abril, de forma aleatória, abordando classe social, sexo, idade com 15 questões no total. “Foram perguntas oportunas em que as respostas foram bem objetivas e demonstraram situações interessantes”,comentou Sérgio Lopes Sobrinho. Embora os consumidores identifiquem alguns problemas em relação às empresas de Marília, a média atribuída ao comércio é considerada boa. “Os principais problemas encontrados se referem à informação sobre os detalhes técnicos de produtos”, avaliou o presidente da Acim ao ler atentamente o material produzido. “Um problema cultural, também foi observado entre os lojistas que é o de não praticar relacionamento com seus clientes”, acrescentou ao solicitar estudos de viabilização de projetos neste sentido para oferecer aos comerciantes associados. A pesquisa demonstrou, também, o comportamento dos atendentes nas lojas do comércio de Marília. Segundo Sérgio Lopes Sobrinho a preocupação com a qualidade no atendimento nas lojas mariliense deve ser redobrada, pois os consumidores estão demonstrando que a abordagem é uma necessidade de melhoria. “Esta é uma questão que estamos alertando sempre o comerciante e que a pesquisa confirmou e documentou a situação”, frisou o presidente que vem procurando intensificar a capacitação de mão-de-obra neste sentido com cursos, treinamento e palestras neste sentido. Por outro lado, segundo a pesquisa, a maioria não encontra problemas em encontrar um produto ou serviço, em Marília. “A qualidade dos produtos e acesso às lojas foram pontos positivos na pesquisa”, disse o dirigente da Acim ao apontar a capital paulista como o principal concorrente dos lojistas marilienses, apesar de que quase todos os ouvidos, afirmaram que compram sempre nas lojas da cidade. “E que o ramo de confecção é o mais forte, também foi uma confirmação”, resumiu Sérgio Lopes Sobrinho. |
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