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Presidentes de associações comerciais das cidades de Assis, Tarumã, Paraguaçu Paulista, Echaporã, Quatá, Cândido Mota e Maracai, estiveram reunidos com o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sérgio Lopes Sobrinho, quando debateram sobre a centralização de ações regionais junto ao comércio de cada cidade. “A troca de experiências é de fundamental importância neste processo”, falou o representante da federação, ao reuni-los no plenário da Câmara Municipal de Tarumã. “Guardadas as devidas proporções, a ação de uma associação numa cidade pode ajudar a outra a desenvolver algo parecido”, frisou o dirigente. O comportamento de empresas de grande, médio e pequeno porte foi outro assunto bastante discutido entre os presidentes de associações comerciais que por estarem numa mesma região, muitas vezes atendem um mesmo associado. “A rede de contatos e de comunicação entre as entidades deve ser feito sistematicamente”, reforçou Sérgio Lopes Sobrinho ao agradecer as presenças do prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi e do presidente da Câmara Municipal, Davi José Correa. “Isto demonstra a importância que o comércio tem, junto à comunidade local”, disse o vice-presidente da Facesp. O presidente do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Acim, Taicir Khalil, durante pouco mais de 20 minutos explicou aos presidentes de associações comerciais da subsede de Assis, o projeto de introdução do Cartão Acredito, por parte da Facesp. O sistema está sendo avaliado nas cidades de Pompéia e Jundiaí, e em breve será disponibilizado aos filiados da federação. “Será um serviço eficiente que todas as associações comerciais oferecerão aos seus associados”, disse ao mostrar, através de recursos áudio-visuais como será o funcionamento deste projeto que está em fase conclusiva. “Para o segundo semestre, possivelmente o sistema estará pronto para ser disponibilizado”, prevê o presidente do SCPC da Acim, que está acompanhando o desempenho do Cartão pessoalmente. O diretor administrativo da Acim, José Augusto Gomes, foi quem apresentou para os dirigentes uma série de parcerias que estão sendo oferecidas às entidades de classe em que alguns serviços são rentáveis e outros não. Alertou para o cuidado com oportunistas, e destacou a necessidade das associações serem criativas e irem ao encontro das necessidades de seus associados. “Nem sempre o que queremos é o que os comerciantes querem”, falou ao sugerir que cada presidente converse mais com os lojistas associados para entender o desejo da maioria. “A partir daí, é só buscar ser criativo, prático, funcional e eficiente”, explicou ao mostrar alguns exemplos que estão sendo desenvolvidos na Associação Comercial e Industrial de Marília. |
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