Título: Acim define plano de ação por um ano
 
Sérgio Lopes Sobrinho apresenta calendário promocional
 
Comerciantes associados da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) estiveram reunidos no auditório da entidade, quando decidiram o Calendário Promocional do Comércio de Marília para o período de julho de 2005 a junho de 2006, em que ficaram definidos os planos da entidade para investimento em campanhas promocionais que venham a atrair consumidores para o comércio local. “Foi apresentada uma proposta que foi aceita e que será seguida nos próximos meses”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, ao considerar o encontro válido, pois se tratou de uma Assembléia Geral Extraordinária, que é soberana na tomada de decisão.

Antes de apresentar a proposta para os próximos 12 meses, foi feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos até o mês de junho, quando aconteceram as atividades relacionadas ao Dia dos Namorados, dia 12 de junho. Na temporada passada foi investida em publicidade pela Acim R$ 176.872,34 em que o mês de setembro concentrou o maior volume deste investimento. Foram quase R$ 40 mil na campanha envolvendo a Semana do Consumidor, ficando a promoção Galinha Morta, realizada em março, que superou R$ 30 mil, como a segunda maior em volume de investimento. “Ainda tivemos a campanha de junho, com o Dia dos Namorados, que mereceu investimento na ordem de R$ 18 mil”, lembrou Claudemir Torres Prizão, escolhido para presidir a Assembléia e é integrante da Comissão de Promoção, responsável pelo planejamento promocional da Acim.

Foram lembradas as campanhas como: Tempestade de Ofertas em Novembro, com investimento de R$ 14 mil; Dia das Mães, em maio, com R$ 16 mil e a de agosto, com o Dia dos Pais, que mereceu investimento na ordem de R$ 15 mil. “Os meses de outubro e dezembro são meses em que o investimento publicitário não precisa de grande volume, por serem datas tradicionais”, acrescentou Claudemir Torres Prizão que acredita em campanhas promocionais. “Um dos fatores mais importantes numa promoção é a visibilidade”, disse ao lembrar que as lojas envolvidas nas campanhas são diferenciadas das demais.

Quanto ao valor investido pelos comerciantes mensalmente que fazem parte das atividades da Comissão de Promoção da Acim, ficou decidido que os valores que variam de R$ 10 à R$ 200, dependendo do porte do estabelecimento comercial, será mantido, apesar dos descontos na receita da Acim referente as mensalidades de 30% serem destinadas às campanhas publicitárias. “Decidimos aumentar o número de lojas envolvidas do que aumentar o preço da participação”, explicou Sérgio Lopes Sobrinho que considerou a manutenção do Calendário Promocional do Comércio de Marília como sensata. “Trata-se de um planejamento tático que pode ser revisto, dependendo da necessidade”, finalizou.