Título: Vendas online crescem 30,7% no país
 
As vendas online no Brasil fecharam o primeiro semestre deste ano em R$ 974 milhões, com um aumento de 30,7% em comparação com o resultado do mesmo período do ano anterior - R$ 745 milhões. De acordo com a companhia de pesquisas e-bit, que divulgou os índices, o número de pedidos de compra também cresceu no primeiro semestre e ficou em pouco mais de 3 milhões. Cerca de 4 milhões de brasileiros já fizeram compras pela Internet.

O faturamento total no ano passado ficou em R$ 1,7 bilhão, e a expectativa da empresa é que 2005 feche com um volume de vendas em torno de R$ 2,3 bilhões. A e-bit destaca que houve um aumento na base de clientes do comércio eletrônico nacional, refletida nos resultados deste primeiro semestre. O valor médio de compra não mudou do ano passado para cá, permanecendo em R$ 297,00. O perfil do comprador eletrônico também se manteve parecido: a maioria, ou seja, 71% tem entre 25 e 49 anos e é homem: 58%.

Outro dado da pesquisa é que 81% dos consumidores se consideram satisfeitos com o serviço das lojas. Os CDs, DVDs e vídeos continuam na liderança da lista dos produtos mais vendidos, com 22%. Depois vêm livros, revistas e jornais com 17%. Nas duas categorias houve uma queda em relação ao ano passado - CDs, DVDs e vídeos marcaram 27% em 2004 e livros, revistas e jornais foram responsáveis por 21% das vendas em 2004.

O gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Mar-ília, Guilherme Mendonça, disse que as informações divulgadas mostram ainda que outras categorias de produtos apresentaram um crescimento. “Exemplos são os equipamentos eletrônicos, em terceiro lugar, que passaram de 10% em 2004 para 12% neste ano”, comentou.