Título: Santa Casa promove campanha entre os funcionários
 
Campanha interna na Santa Casa melhora a capacitação dos funcionários
 
Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Marília estiveram durante dois dias participando de uma campanha interna informativa, para ressaltar a importância de se ter cuidado na seleção do lixo hospitalar que na área da saúde é dividido nas cores: preta, branca e amarela, que são diferenciadas quanto ao lixo comum, contaminado e perfuro-cortante. “A idéia é conscientizar os funcionários e avaliar o grau de conhecimento deles, quanto a separação”, disse o coordenador técnico de enfermagem, Márcio Mielo, que acompanhou o desenvolvimento da campanha que está dividida em três etapas: pedágio de conhecimento, definição conceitual e atividades práticas.

As lixeiras de cor preta são consideradas os locais apropriados para a colocação do lixo comum. Da cor branca são para materiais contaminados, enquanto que as lixeiras amarelas são os locais apropriados para recipientes de parede rígida, para descarte de material cortante e perfurante. “O lixo comum, para as lixeiras da cor preta, são frascos de soro, equipos, algodão, gesso, alimentos, fraldas, flores, entre outros materiais deste tipo”, explicou Márcio Mielo, ao destacar que os materiais para as lixeiras amarelas, são do tipo: seringas, luvas, bolsas de transfusão, curativos, drenos, entre outros. “Para as lixeiras amarelas, são específicas para materiais como: agulhas, escapes, lâminas, bisturis, ampolas, brocas, vidros, entre outros”, acrescentou o coordenador técnico de enfermagem, da Santa Casa de Misericórdia de Marília.

Os 640 funcionários do hospital mariliense nas primeiras horas do turno de trabalho retiravam de um papel em que estava escrito um dos materiais utilizados no hospital. Ao analisar o que estava escrito, o funcionário decidia onde colocar: no lixo de cor preta, branca ou amarela. “Se ele acertar, fazíamos festa, e se ele errasse, explicávamos as razões”, comentou Márcio Mielo, ao aguardar o final desta primeira etapa, para avaliar o grau de conhecimento dos funcionários, quanto ao lixo hospitalar, e os erros mais freqüentes, para um trabalho de melhoria. “A próxima etapa será a apresentação de conceitos básicos sobre o lixo, bem como a geração e os procedimentos que são obrigatórios”, explicou o profissional.

Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Marília, o advogado Júlio César Brandão, programas como este são importantes, pois, aperfeiçoa o conhecimento dos funcionários, melhora o envolvimento com a instituição e resulta numa qualidade de atendimento melhor. “Sem contar a capacitação e profissionalização dos funcionários que vem crescendo a cada trabalho desenvolvido”, falou ao considerar este programa válido e com resultados práticos rápidos.