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O computador foi o bem durável mais adquirido pela população nos últimos anos. Em 2004, 16,6% dos domicílios brasileiros tinham o equipamento, um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior. Também aumentou bastante o número de residências em que o computador estava ligado à Internet: 11% de um ano para o outro. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2004 (PNAD-2004) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O telefone celular também se destaca nas residências brasileiras. A aquisição do celular cresceu 51,4% de 2003 para 2004, o maior aumento de um ano para o outro desde 2001, quando o celular foi incluído na PNAD. Já o percentual de moradias com linha de telefone fixo caiu de 50,8% em 2003 para 49,6% em 2004, mantendo, segundo o IBGE, o sentido de queda observado de 2002 para 2003. Com o aumento da aquisição do celular, o número de residências com telefone passou de 23,2% em 2001 para 31,8% em 2004. EXCLUSÃO DIGITAL - Mais da metade da população brasileira nunca utilizou um computador, revelou a primeira pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBr). Segundo o órgão coordenador das iniciativas de Internet no país, 55% dos brasileiros não tem computador e 68% nunca teve acesso à Internet, enquanto apenas 16,6% possui um computador em casa e somente 13,8% usa o computador diariamente. Guilherme Mendonça, gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília, disse que os dados, que representam todo o país, foram levantados pelo instituto Ipsos-Opinion, e desvendam o perfil do usuário brasileiro de computadores e Internet sob vários aspectos, que vão desde temas ligados à segurança até educação. A pesquisa, que será divulgada anualmente, envolveu 8.540 residências durante os meses de agosto e setembro deste ano. Os dados mostraram que apenas 24% da população do país acessou a Internet nos últimos três meses e somente 9,6% acessa o serviço diariamente. Das pessoas que acessaram a rede recentemente, 41% classifica seu objetivo como para atividades educacionais, 32% como fins pessoais e 26% acessa a Internet por conta do trabalho. |
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