Título: Sucesso no comércio eletrônico
 
Dentre as várias necessidades para se alcançar o sucesso no comércio eletrônico, existem quatro que devem ser analisadas com mais atenção, para não fazer parte das estatísticas de empresas que fecham antes dos três primeiros anos de vida.

Planejar é o primeiro passo, isto é, ter em mente as dificuldades que serão encontradas ao longo do processo, e maneiras de resolvê-las da melhor maneira possível. Essa antecipação aos eventuais acontecimentos não previstos exige preparação por parte do empresário, e estratégias para colocar em prática caso seja necessário.

Com o planejamento traçado o próximo passo é escolher um produto ou serviço que será oferecido, que seja bom e possa sobreviver em meio a tantos outros no mercado.

Com o produto escolhido é hora de partir para o desenvolvimento de um site, que seja muito bem desenhado e importante: que dê resultados.

O site é como a peça chave do sucesso, afinal ele é quem cria o ambiente de loja e faz os visitantes e consumidores se sentirem à vontade para efetuar suas compras. As informações e benefícios do produto devem ser explícitos e o site deve possuir um sistema de fácil compreensão e sem complicações, que transmita segurança e confiabilidade para que não crie receio da compra virtual.

O último ponto a se preocupar é com a promoção. Com o planejamento feito, produto escolhido e uma loja virtual pronta, é preciso investir em propaganda e saber como fazer isso. Para atrair visitantes que posteriormente se tornem clientes, é preciso conhecer o público alvo, quem são os potenciais compradores, atentando-se de que o perfil de quem compra on-line é diferente do consumidor convencional.

Vencendo essas quatro bases do comércio eletrônico, aumentam-se as chances de ser bem sucedido e alcançar grandes negócios na Internet.

Guilherme Mendonça é consultor para projetos em Internet.