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A oncohematologista pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Doralice Marvulle Tam, é uma das responsáveis pela campanha lançada esta semana pelo hospital mariliense, que visa conseguir recursos para investimento no setor de Oncologia Pediátrica, em parceria com a Fundação Ronald McDonald, que no próximo dia 26 de agosto, sábado, promoverá o McDia Feliz em todo o território nacional. “Este é o quarto ano consecutivo que participamos”, disse a médica especializada no tratamento do câncer infantil na Santa Casa de Misericórdia de Marília. “O câncer infantil causa um impacto social muito grande”, falou ao citar que o tratamento envolve o paciente e toda a família. “É a quinta causa de mortalidade infantil no Brasil”, apontou ao acrescentar que os tratamentos são responsáveis pela cura em 70% dos casos. “O câncer infantil tem o estigma de doença grave e fatal”, afirmou. Segundo Doralice Marvulle Tam o câncer para o adulto tem vários fatores de risco como causa, enquanto que para a criança provavelmente sejam por fatores genéticos. “Os principais tipos de Câncer Infantil são: Leucemias agudas; Tumores do Sistema Nervoso Central; Linfomas; Sarcomas e Tumores Ósseos”, disse a especialista ao apontar a Leucemias Agudas como sendo 60% dos casos registrados. Sobre a instituição, ela disse que a Santa Casa de Misericórdia de Marília é referência para 37 municípios, e tem atualmente 30 crianças em tratamento, com potencial para 15 internações em média por mês. “Temos condição para tratamento ambulatorial e através da quimioterapia”, falou ao dizer que a radioterapia não é desenvolvido no hospital mariliense. A campanha lançada esta semana pretende superar as marcas conseguidas no ano passado que conseguiu 4.953 lanches vendidos e 1.243 produtos promocionais comprados. “Existem várias formas de participação na campanha”, disse Márcio Mielo, coordenador da campanha do McDia Feliz de 2006. “As pessoas podem ajudar divulgando a campanha, adquirindo os tickets dos lanches, auxiliando na venda dos tickets, comprando as camisetas, patrocinando as camisetas e apadrinhando a campanha”, explicou Márcio Mielo ao apresentar o projeto a ser realizado este ano, avaliado em R$ 102 mil. “Só em equipamentos são mais de R$ 90 mil planejados”, falou o dirigente que tem visitado empresas, clubes de serviços e instituições de ensino no sentido de conseguir mais parceiros e envolver mais pessoas na campanha. |
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